Notossauro persegue dois Placodus. © John Bindon |
O notossauro ("lagarto falso", do grego nothos, "falso", e sauros, "lagarto") é um gênero extinto de réptil sauropterígio do período Triássico. Viveu aproximadamente entre 240 e 210 milhões de anos atrás, desde a Europa e o norte da África até a China. Tinha, em média, 4 m de comprimento e 90 kg, embora as maiores espécies (Nothosaurus zhangi e Nothosaurus giganteus) atingiam 5 a 7 m.
Semiaquático, provavelmente tinha um estilo de vida semelhante ao das focas modernas, passando grande parte do tempo em terra, nas regiões costeiras, mas mergulhando no mar para caçar. Seus membros curtos e fortes terminavam em dedos com garras, sinal de que ainda podia caminhar. Quando nadava, usava a cauda, os membros e os pés palmados para propelir-se através da água. Em muitos aspectos seu corpo esguio lembra o dos plesiossauros, que surgiram mais tarde, apesar de não ter membros tão bem adaptados para nadar. Seu crânio era largo e achatado, com maxilas alongadas e dentes em forma de agulha voltados para fora, que se entrelaçavam quando a boca fechava, ótimos para capturar peixes e outras criaturas marinhas. O notossauro caçava espreitando sorrateiramente suas presas, como cardumes de peixes, para então atacar em uma explosão de velocidade. Também podia agitar o substrato oceânico para desenterrar organismos escondidos. Não se sabe se ele botava ovos ou dava à luz seus filhotes.
O membro mais bem conhecido da ordem Nothosauroidea, o notossauro possui mais de uma dezena de espécies descritas. A primeira, Nothosaurus mirabilis, foi descoberta na Alemanha e nomeada em 1834. Fósseis foram encontrados também na Arábia Saudita, Bulgária, China, Espanha, França, Hungria, Israel, Itália, Países Baixos, Polônia e Suíça.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: †Sauropterygia
Ordem: †Nothosauroidea
Família: †Nothosauridae
Subfamília: †Nothosaurinae
Gênero: †Nothosaurus
Espécies: †Nothosaurus mirabilis, †N. cymatosauroides, †N. edingerae, †N. giganteus, †N. haasi, †N. jagisteus, †N. marchicus, †N. rostellatus, †N. tchernovi, †N. yangjuanensis e †N. zhangi
Nothosaurus giganteus © Gabriel Ugueto |
gostaria que tivesse um conteudo maior sobre fosseis
ResponderExcluirVocê quer dizer um conteúdo maior sobre os fósseis do animal em questão, ou mais sobre fósseis em geral?
Excluiresqueceu de falar o periodo dele
ResponderExcluirtriássico cara, ta no inicio
Excluiragora que eu vi falei errado
ResponderExcluirUau
ResponderExcluirobrigado, Tamo junto GALERA
ResponderExcluirValeu!
ExcluirÉ praticamente o único lugar que eu achei algo sobre o nothossauro...
ResponderExcluirQue bom que achou aqui! Volte mais vezes!
ExcluirO notossaurus foi o ancestral comum de todos o plesiosaurideos?
ResponderExcluirNão. Os plesiossauros descendem dos pistossauros, enquanto os notossauros formam um grupo separado de sauropterígios que mantiveram o estilo de vida semiaquático.
ExcluirO notossauro é o ancestral dos elasmossauros?
ResponderExcluirNão. Os elasmossauros são plesiossauros, um grupo diferente de répteis sauropterígios. Como eu disse no comentário logo acima, os plesiossauros descendem dos pistossauros.
Excluir