27 junho 2018

Notossauro, um réptil semiaquático

Notossauro persegue dois Placodus.
© John Bindon

    O notossauro ("lagarto falso", do grego nothos, "falso", e sauros, "lagarto") é um gênero extinto de réptil sauropterígio do período Triássico. Viveu aproximadamente entre 240 e 210 milhões de anos atrás, desde a Europa e o norte da África até a China. Tinha, em média, 4 m de comprimento e 90 kg, embora as maiores espécies (Nothosaurus zhangi e Nothosaurus giganteus) atingiam 5 a 7 m.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Gabriel Ugueto)

    Semiaquático, provavelmente tinha um estilo de vida semelhante ao das focas modernas, passando grande parte do tempo em terra, nas regiões costeiras, mas mergulhando no mar para caçar. Seus membros curtos e fortes terminavam em dedos com garras, sinal de que ainda podia caminhar. Quando nadava, usava a cauda, os membros e os pés palmados para propelir-se através da água. Em muitos aspectos seu corpo esguio lembra o dos plesiossauros, que surgiram mais tarde, apesar de não ter membros tão bem adaptados para nadar. Seu crânio era largo e achatado, com maxilas alongadas e dentes em forma de agulha voltados para fora, que se entrelaçavam quando a boca fechava, ótimos para capturar peixes e outras criaturas marinhas. O notossauro caçava espreitando sorrateiramente suas presas, como cardumes de peixes, para então atacar em uma explosão de velocidade. Também podia agitar o substrato oceânico para desenterrar organismos escondidos. Não se sabe se ele botava ovos ou dava à luz seus filhotes.
    O membro mais bem conhecido da ordem Nothosauroidea, o notossauro possui mais de uma dezena de espécies descritas. A primeira, Nothosaurus mirabilis, foi descoberta na Alemanha e nomeada em 1834. Fósseis foram encontrados também na Arábia Saudita, Bulgária, China, Espanha, França, Hungria, Israel, Itália, Países Baixos, Polônia e Suíça.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: †Sauropterygia
Ordem: †Nothosauroidea
Família: †Nothosauridae
Subfamília: †Nothosaurinae
Gênero: †Nothosaurus
Espécies: †Nothosaurus mirabilis, †N. cymatosauroides, †N. edingerae, †N. giganteus, †N. haasi, †N. jagisteus, †N. marchicus, †N. rostellatus, †N. tchernovi, †N. yangjuanensis e †N. zhangi

Crédito: Museu de História Natural de Berlim, Alemanha
Nothosaurus giganteus
© Gabriel Ugueto

14 comentários:

  1. Anônimo27/8/18

    gostaria que tivesse um conteudo maior sobre fosseis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você quer dizer um conteúdo maior sobre os fósseis do animal em questão, ou mais sobre fósseis em geral?

      Excluir
  2. esqueceu de falar o periodo dele

    ResponderExcluir
  3. agora que eu vi falei errado

    ResponderExcluir
  4. obrigado, Tamo junto GALERA

    ResponderExcluir
  5. É praticamente o único lugar que eu achei algo sobre o nothossauro...

    ResponderExcluir
  6. O notossaurus foi o ancestral comum de todos o plesiosaurideos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os plesiossauros descendem dos pistossauros, enquanto os notossauros formam um grupo separado de sauropterígios que mantiveram o estilo de vida semiaquático.

      Excluir
  7. Gaspar Joao16/9/21

    O notossauro é o ancestral dos elasmossauros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Os elasmossauros são plesiossauros, um grupo diferente de répteis sauropterígios. Como eu disse no comentário logo acima, os plesiossauros descendem dos pistossauros.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.