23 novembro 2017

Terizinossauro - as maiores garras do reino animal

© Damir G. Martin, 2012

    O terizinossauro (do grego "lagarto com foices") é um grande dinossauro terópode do final do Cretáceo que destaca-se pelas enormes garras de suas mãos, as maiores de qualquer animal conhecido. Viveu de 70 a 66 milhões de anos atrás, na Ásia, e estima-se que alcançava até 10 m de comprimento e 5 t. Provavelmente se alimentava de plantas.

© Mundo Pré-Histórico

    Nos três dedos de cada mão, possuía garras gigantes, levemente curvadas e bastante estreitas. Elas são comuns em terizinossaurídeos, mas especialmente maiores no terizinossauro, com até 70 cm cada. As garras podem ter sido usadas para indicar maturidade reprodutiva entre os indivíduos da espécie, para competir nos combates entre machos rivais ou para alcançar partes mais altas da vegetação, do mesmo modo que as preguiças. Sendo o tarbossauro seu potencial predador, essas garras intimidantes seriam muito úteis para afastar o perigo.
    Apesar dos restos fósseis do terizinossauro serem incompletos, algumas inferências podem ser feitas com base em outros terizinossaurídeos. Como eles, o terizinossauro devia ter uma cabeça pequena, apoiada sobre um pescoço alongado, e um corpo volumoso. Seus braços eram bem compridos, atingindo até 3,5 m de comprimento, mas era um animal bípede. Os pés terminavam em quatro dedos adaptados para suportar o peso, diferentemente de outros terópodes, nos quais o primeiro dedo do pé é reduzido.
    Os primeiros fósseis de terizinossauro foram descobertos em 1948, por uma expedição científica no sudoeste da Mongólia. Os pesquisadores desenterraram várias garras gigantes, que foram descritas pelo paleontólogo russo Evgeny Maleev, em 1954, que pensava se tratar de uma criatura parecida com uma tartaruga. Em 1970, Anatoly K. Rozhdestvensky determinou que elas pertenciam a um terópode, embora o tipo específico de dinossauro tenha permanecido incerto até a descoberta de animais como o alxassauro e o beipiaossauro, na década de 1990, que ajudaram a reconhecê-los como um grupo de terópodes manirraptores avançados e herbívoros.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Superfamília: †Therizinosauroidea
Família: †Therizinosauridae
Gênero: †Therizinosaurus
Espécie: †Therizinosaurus cheloniformis

Réplica da mão de um terizinossauro no Museu dos Dinossauros de Aathal, Suíça.
Crédito: Ghedo
© Sergio Pérez

13 comentários:

  1. Anônimo7/1/18

    Sensacional Felipe o blog tá cada vez melhor, feliz 2018.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado e feliz 2018 pra você também! E a todos os leitores!

      Excluir
  2. Nossa q garra,70cm é muita coisa

    ResponderExcluir
  3. Queria muito que vc trouxesse o Deinocheiros, o Deinocheiros é um manirraptor ?
    E o nome dele é pronunciado Deinoxeiros ou Deinoqueiros ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Deinocheirus (que poderia ser aportuguesado como "dinoqueiro") é um manirraptoriforme ornitomimossauro, mas não um manirraptor. O clado Maniraptoriformes inclui os clados Ornithomimosauria e Maniraptora, que são grupos-irmãos. Alguma hora vou trazê-lo, sim!

      Excluir
    2. Valeu, e aliás, ele é classificado como um dinossauro ou não ?

      Excluir
    3. Sim, os manirraptoriformes são dinossauros terópodes!

      Excluir
  4. Vc poderia fazer do Deinocheirus?seria legal

    Bom Eu não acho que seria muito necessário eles serem herbivoros,acho mais provável serem onivoros

    ResponderExcluir
  5. queria saber qual é o requisito para um dinossauro ser classificado terópode, pois acho que o terezino se pareça mais com algum prossauropode, não sei se só eu penso assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São características específicas do formato dos ossos que permitiram classificar o terizinossauro como terópode. E isso só foi possível depois da descoberta de outras espécies semelhantes, como o Deinocheirus. A articulação da mão é típica daquela vista nos terópodes manirraptores.

      Excluir
  6. Olá felipe, eu estava pedwuisando sobre um deus turco-mongol chamado erlik, e descobri que existe um dinossauro da família do therixinossauro chamado erlikossauro, e ele não parece ser muito popular, agradeceria se vc pudece fazer um post sobre ele para que eu podesse aprender mais sobre o erlikossauro, brigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já ouvi falar no erlikossauro! Alguma hora vou trazê-lo!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.