30 novembro 2017

Postosuchus, o predador do Triássico

Crédito: (autor desconhecido)

    O Postosuchus ("crocodilo de Post") é um réptil arcossauro semelhante aos crocodilos, que viveu na América do Norte no final do Triássico, de 221 a 203 milhões de anos atrás. Media até 5 m de comprimento, 1,2 m de altura e pesava de 250 a 300 kg. Seu habitat era um ambiente tropical, úmido e quente, onde cresciam gimnospermas, fetos e cicadófitas. Era um dos maiores predadores da região durante essa época, maior do que os dinossauros carnívoros de então, como o celófise. Provavelmente predava dicinodontes (grupo de sinápsidos herbívoros), anfíbios e répteis.

© Mundo Pré-Histórico

    Tinha um corpo robusto, com um pescoço alongado, crânio alto e amplo e cauda comprida. As maxilas continham grandes dentes afiados e serrilhados. Seus olhos grandes e aguçados ofereciam uma boa visão a longa distância e seu olfato também era bem desenvolvido, contando com o auxílio do chamado órgão vomeronasal. Escamas ósseas sobre a pele lhe conferiam uma aparência de crocodilo e protegiam todo o dorso. Os braços extremamente curtos em relação aos membros traseiros, as mãos pequenas e a estrutura de suas vértebras sugerem que o Postosuchus adotava uma postura bípede. No entanto, é pouco provável que o quadril sozinho suportasse todo o peso do corpo por muito tempo. É possível, então, que ele ficasse em duas patas somente para atacar o pescoço de alguma presa. Nas mãos, o primeiro dedo possuía uma grande garra, usada como arma.
    Vários esqueletos bem preservados já foram encontrados nos Estados Unidos, os primeiros descobertos no Texas, próximo à cidade de Post, em 1980. Décadas mais tarde, materiais encontrados entre 1932 e 1943 também foram atribuídos ao gênero. A espécie Postosuchus kirkpatricki foi descrita em 1985, por Sankar Chatterjee, enquanto Postosuchus alisonae foi descoberta em 1992, na Carolina do Norte, e nomeada em 2008.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Archosauria
Clado: Pseudosuchia
Família: †Rauisuchidae
Gênero: †Postosuchus
Espécies: †Postosuchus kirkpatricki e †P. alisonae

Esqueletos de Postosuchus e Desmatosuchus no Museu Rainbow Forest, Parque Nacional da Floresta Petrificada, Arizona, EUA.
Crédito: Jakub Kowalski

Fontes: BBC NatureNew DinosaursPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

3 comentários:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.