8 de fevereiro de 2015

Tuojiangossauro, o primeiro estegossauro chinês

Em uma floresta asiática no fim do Jurássico, um tuojiangossauro é perseguido por dois yangchuanossauros
© Alexander Lovegrove

O tuojiangossauro ("lagarto do rio Tuo") é um dinossauro estegossaurídeo do sudeste da Ásia. Viveu no final do Jurássico, de 160 a 154 milhões de anos atrás. Um dos mais bem conhecidos estegossaurídeos do continente, media em torno de 7 m de comprimento e 3 m de altura, com uma massa de 3 toneladas. Comia samambaias e folhas macias da vegetação que crescia mais próximo ao chão.
Era fisicamente similar ao estegossauro, com uma cabeça baixa e estreita, corpo volumoso, braços curtos e dentes triangulares. Possuía também 17 pares de placas ósseas ao longo do dorso, arredondadas na região do pescoço e progressivamente mais altas e triangulares na região da cintura. Todas as placas tinham um centro mais espesso, como se fossem espigões modificados. Provavelmente, elas ajudavam o tuojiangossauro, através de seu formato e arranjo, a reconhecer os outros de sua espécie. No fim da cauda, espinhos robustos apontavam para fora, em um ângulo de 45° em relação à vertical. Estes eram usados para defender-se de predadores, como o sinraptor e o yangchuanossauro.
Em 1974, durante a construção da barragem de Wujiaba em Zigong, província de Sichuan, na China, os fósseis desse dinossauro foram encontrados, consistindo em um esqueleto quase inteiramente preservado. Descobertas subsequentes permitiram completar as partes desconhecidas, e até indivíduos juvenis foram encontrados. Tuojiangosaurus multispinus foi descrito e nomeado em 1977 - exatamente cem anos após o estegossauro, por Othniel Charles Marsh.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Stegosauria
Superfamília: † Stegosauroidea
Família: † Stegosauridae
Gênero: † Tuojiangosaurus
Espécie: † Tuojiangosaurus multispinus

© Mundo Pré-Histórico
Tuojiangossauro e monolofossauro. Esqueletos montados no Museu Field de História Natural, Chicago, EUA.
© Vitor Silva

Fontes: Prehistoric WildlifeWikipedia (versão em inglês) e ComoTudoFunciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.