23 de setembro de 2014

Sinornitossauro, um dinossauro venenoso?

Sinornitossauros e microrraptor em Liaoning, província do nordeste da China
© Emily Willoughby

O sinornitossauro ("ave-lagarto chinesa", do latim e do grego) é um dinossauro com penas do início do Cretáceo. Viveu de 125 a 122 milhões de anos atrás, onde hoje é a China, e media cerca de 90 cm de comprimento, com 2 ou 4 kg. Trata-se de um dromeossaurídeo primitivo, parente próximo do microrraptor, e, como tal, era um predador ágil e possuía uma garra curva no pé.
Penas cobriam a totalidade de seu corpo e chegavam a formar as asas, embora não pudesse voar. O sinornitossauro podia apenas planar por distâncias curtas após pular de árvores. As penas, que mediam entre 3 e 4,5 cm, variavam em marrom avermelhado, amarelo, preto e cinza. Camuflagem teria sido útil para andar pelas florestas caçando aves e dinossauros menores sem ser percebido.
Duas espécies foram descritas para o gênero: Sinornithosaurus millenii, em 1999, e S. haoiana (duvidosa), em 2004. No ano de 2009, uma equipe de cientistas alegou que este era o primeiro dinossauro venenoso que se conhecia, com base na observação dos sulcos proeminentes correndo pela superfície de seus dentes, como visto em animais peçonhentos. Entretanto, essa ideia não foi aceita e chegou a ser desmentida pela própria equipe, no ano seguinte, em uma reavaliação do estudo, já que dentes sulcados não são exclusivos a este gênero e aparecem em muitos outros terópodes.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Família: † Dromaeosauridae
Clado: † Microraptoria
Gênero: † Sinornithosaurus
Espécies: † Sinornithosaurus millenii e (?) † S. haoiana



© Mundo Pré-Histórico
Fóssil de Sinornithosaurus millenii, apelidado de "Dave", do Museu Americano de História Natural, em Nova York. Os esqueletos perfeitamente preservados desse dinossauro-ave mostram evidências de diferentes tipos de penas espalhadas por seu corpo.
Sinornithosaurus millenii e Tianyuraptor ostromi
© Jakub

Fontes: BBC NatureWikipedia (versão em inglês), Smithsonian.com e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.