Sinornitossauros e microrraptor em Liaoning, província do nordeste da China. © Emily Willoughby |
O sinornitossauro ("ave-lagarto chinesa", do latim e do grego) é um dinossauro com penas do início do Cretáceo. Viveu de 125 a 122 milhões de anos atrás, onde hoje é a China, e media cerca de 90 cm de comprimento, com 2 ou 4 kg. Trata-se de um dromeossaurídeo primitivo, parente próximo do microrraptor, e, como tal, era um predador ágil e possuía uma garra curva no pé.
Penas cobriam a totalidade de seu corpo e chegavam a formar asas, embora não pudesse voar. O sinornitossauro podia apenas planar por distâncias curtas após pular de árvores. As penas, que mediam entre 3 e 4,5 cm, variavam em marrom avermelhado, amarelo, preto e cinza. Camuflagem teria sido útil para andar pelas florestas caçando aves e dinossauros menores sem ser percebido.
Duas espécies foram descritas para o gênero: Sinornithosaurus millenii, em 1999, e S. haoiana (duvidosa), em 2004. No ano de 2009, uma equipe de cientistas alegou que este era o primeiro dinossauro venenoso que se conhecia, com base na observação dos sulcos proeminentes correndo pela superfície de seus dentes, como visto em animais peçonhentos. Entretanto, essa ideia não foi aceita e chegou a ser desmentida pela própria equipe, no ano seguinte, em uma reavaliação do estudo, já que dentes sulcados não são exclusivos a este gênero e aparecem em muitos outros terópodes.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Dromaeosauridae
Clado: †Microraptoria
Gênero: †Sinornithosaurus
Espécies: †Sinornithosaurus millenii e †S. haoiana?
Sinornithosaurus millenii e Tianyuraptor ostromi © Jakub Kowalski |
Fontes: BBC Nature, Smithsonian.com, ThoughtCo e Wikipedia.
já pensou se na verdade todos os outros terópodes com esses dentes sulcados forem venenosos, seria louco demais!
ResponderExcluir