1 de junho de 2011

Herrerassauro, um dos primeiros terópodes

Herrerassauro espreita um rincossauro.
© Gerhard Boeggemann

(Atualizado em março de 2017)

O herrerassauro ("lagarto de Herrera") foi um dos primeiros terópodes, bem como um dos primeiros dinossauros. Faz parte de uma família de dinossauros carnívoros chamada Herrerassaurídeos (Herrerasauridae), que estão entre as formas mais primitivas na radiação evolutiva dos dinossauros. Viveu no final do período Triássico, há 231 milhões de anos, na Argentina, e chegava a 6 m de comprimento e 350 kg.
Era um corredor ágil, esguio, bípede, com pernas fortes e pés longos. Os braços, bem mais curtos, terminavam em mãos alongadas, com três garras afiadas capazes de agarrar. A cauda parcialmente enrijecida balanceava o corpo, outra adaptação para velocidade. Tinha um pescoço delgado e flexível, um crânio longo e estreito, grandes dentes serrilhados e uma mandíbula que podia deslizar para trás e para frente. Vivia em florestas úmidas, caçando pequenos ou médios animais herbívoros, entre os quais, rincossauros (répteis atarracados e com bico), sinápsidas (ancestrais dos mamíferos) e outros dinossauros, como o Pisanosaurus.
Apesar de ser um dos maiores dinossauros de sua época, quando muitas formas não atingiam mais do que 1 m (como o Eoraptor), o herrerassauro não devia ser o maior predador de seu ecossistema, já que o grande réptil Saurosuchus estava presente na mesma área. 
O nome da espécie é uma homenagem a Victorino Herrera, camponês que encontrou os fósseis em 1959. Osvaldo Reig foi quem nomeou e descreveu o novo terópode, em 1963. Alguns cientistas, entretanto, acreditam que o herrerassauro não seja realmente um terópode, mas um saurísquio ancestral a este grupo e aos sauropodomorfos. Restos de vários indivíduos são representados por fósseis parciais e um único crânio completo.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: † Herrerasauria
Família: † Herrerasauridae
Gênero: † Herrerasaurus
Espécie: † Herrerasaurus ischigualastensis


© Mundo Pré-Histórico
Exibição do Museu Field de História Natural, Chicago, Illinois.
© Sergey Krasovskiy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.