© Laboratório de Paleontologia - FFCLRP-USP |
Atualizado em janeiro de 2014
O sacissauro ("lagarto Saci") é um réptil ancestral dos dinossauros e viveu no sul do Brasil de 225 a 220 milhões de anos atrás, no Triássico Superior. Tinha 1,5 m de comprimento, 70 cm de altura e peso estimado em 25 kg.
Possuía pernas longas e fortes que indicam ser um corredor veloz, enquanto a mandíbula bem preservada com dentes que não passavam de 3 mm demonstra que era herbívoro. O osso em sua ponta se assemelha ao bico córneo dos dinossauros ornitísquios, tanto que já foi incluído no grupo dos estegossauros. Um novo estudo realizado em 2010 pela USP de Ribeirão Preto, no entanto, revelou que o sacissauro é um réptil de linhagem diferente à dos dinossauros, embora ancestral.
Fósseis de vários indivíduos foram descobertos em 2000 no município de Agudo, no Rio Grande do Sul, pelo paleontólogo brasileiro Jorge Ferigolo. Através de 50 ossos, os cientistas puderam montar o animal e especular como ele teria vivido, além de a descoberta ter ajudado no estudo dos hábitos alimentares também de seus parentes próximos. O nome foi escolhido em homenagem ao Saci do folclore brasileiro, porque curiosamente foram escavados 19 fêmures direitos, mas nenhum esquerdo.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauromorpha
Clado: Dinosauromorpha
Clado: Dinosauriformes
Clado: Dinosauria?
Clado: †Ornithischia?
Família: †Silesauridae
Família: †Silesauridae
Gênero: †Sacisaurus
Espécie: †Sacisaurus agudoensis
Velho, o que aconteceu com a preservação deste animal? Como é que se preserva somente pernas direitas? O que houve com a Terra nesse tempo?
ResponderExcluirLoucura, né?
ExcluirMuuuita loucura!
Excluircoisas loucas da tafonomia..
ExcluirEntão o Sacissauro não era um dinossauro?
ResponderExcluirNão. Ele já foi considerado um dinossauro, mas hoje é classificado como um dinossauriforme, um grupo que inclui os dinossauros e outras linhagens mais primitivas.
Excluir