2 de abril de 2011

Dimetrodonte, o "lagarto" com vela

© Marco Antonio Pineda

(Atualizado em janeiro de 2014)

O dimetrodonte (do grego, "duas medidas de dente") é um réptil sinápsido que viveu no período Permiano, de 280 a 250 milhões de anos atrás, nas várzeas de vegetação exuberante que hoje pertencem a América do Norte e Europa. Um dos maiores predadores de sua época, chegava a mais de 4 m de comprimento e 250 kg, dependendo da espécie. Comia peixes, répteis, anfíbios e insetos.
Suas costas sustentavam uma vela óssea que pode ter sido usada para exibição, para fortalecimento da coluna vertebral ou termorregulação (o que vem sendo refutado por estudos recentes). Essa estrutura, sua principal característica, era formada pelo alongamento das vértebras. O dimetrodonte possivelmente tinha diferenças entre os indivíduos machos e as fêmeas. Sua cauda tomava grande parte do comprimento total do corpo. Tinha um crânio alto, com uma curva acentuada na maxila superior, e grandes dentes serrilhados de diferentes tamanhos.
A maioria dos fósseis foi encontrada no oeste dos Estados Unidos, mais recentemente também na Alemanha. Uma dúzia de espécies foi nomeada desde que o gênero foi descrito em 1878. O dimetrodonte é muitas vezes confundido como dinossauro ou seu contemporâneo na cultura popular, mas se extinguiu 40 milhões de anos antes deles surgirem no Triássico. Com aparência de réptil, é, contudo, mais estreitamente relacionado com os mamíferos, embora não seja seu ancestral direto. 

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Synapsida
Família: † Sphenacodontidae
Gênero: † Dimetrodon
Espécies: † Dimetrodon limbatus† D. milleri† D. natalis† D. booneorumD. giganhomogenes† D. grandis† D. loomisi† D. angelensis† D. teutonis† D. occidentalis, † D. dollovianus e † D. macrospondylus


© Mundo Pré-Histórico
Foto: Museu Real Tyrrell de Paleontologia, Drumheller, Canadá
© Dmitry Bogdanov

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com e Prehistoric World Images.

3 comentários:

  1. MUITO LEGAL A INFORMAÇÃO !

    evertonalimentos@hotmail.com

    Gosto de informações sobre dinossauros.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.