© Francisco Gascó |
O Brontomerus mcintoshi, cujo nome significa "coxas de trovão" devido à parte superior do osso do quadril, que por sua vez é muito maior que em outros saurópodes, foi um dinossauro que media 14 m de comprimento, pesava aproximadamente 6 toneladas e viveu na América do Norte, há cerca de 90 milhões de anos, durante período Cretáceo Inferior.
Seus fósseis foram descobertos ao leste de Utah em 1994 e 1995, por uma equipe de pesquisadores do Sam Noble Museum. O Museu de História Natural de Oklahoma ficou com os ossos do Brontomerus até que, em 2007, pesquisadores decidiram fazer um estudo mais detalhado do animal.
Uma curiosidade à parte sobre o Brontomerus era a sua habilidade incrível de dar "chutes" em seus predadores, forma de defesa descoberta através de longos estudos e análises.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropodomorpha
Gênero: Brontomerus
por acaso ele é partente do brontossauro?
ResponderExcluirNão, eles não são parentes muito próximos. Esta é apenas uma coincidência no nome. "Bronte", em grego, significa "trovão".
ExcluirFelipe, eu vi que o gênero Brontomerus é considerado duvidoso.
ResponderExcluirÉ uma possibilidade, porque poucos fósseis são conhecidos, mas por enquanto ele continua válido.
ExcluirBeleza.
ExcluirComo assim gênero??
ExcluirNo sentido utilizado aqui no site, gênero é uma unidade taxonômica usada na classificação científica para agrupar um conjunto de espécies.
Excluir