24 março 2011

Amebelodonte, o "elefante" com dentes de pá

Crédito: Mehdi Nikbakhsh

Atualizado em fevereiro de 2018

O amebelodonte ("dente em forma de pá") é um mamífero proboscídeo, ou seja, parente dos mamutes e dos atuais elefantes, que viveu entre 10 e 6 milhões de anos atrás, no final do Mioceno, nas Grandes Planícies e Costa do Golfo da América do Norte. Media em torno de 3 m de comprimento e 2,5 a 3 m de altura nos ombros, pesando até 2 toneladas.
Possuía dois pares de presas na boca, as superiores muito parecidas com as de um elefante. As presas inferiores, porém, estendiam-se a partir da ponta da mandíbula e eram estreitas, alongadas e distintamente achatadas, com o grau de achatamento variando conforme a espécie. Seu formato de pá sugere que elas eram de fato usadas para escavar plantas aquáticas. Outra função dessas presas, como mostrado pelos seus padrões de desgaste, seria raspar cascas de árvores. Dessa forma, o amebelodonte teria uma grande versatilidade para obter comida e uma alimentação bastante variada. Geralmente é retratado com uma tromba curta no focinho, mas deve ter tido um probóscide longo e flexível, como no elefante, que o ajudava a comer e tomar água.
Duas espécies de amebelodonte são reconhecidas: Amebelodon floridanus e Amebelodon fricki. A primeira era relativamente pequena, um pouco menor que um elefante, e viveu de 10 a 8 milhões de anos atrás; a segunda era um pouco maior e mais recente. O gênero foi nomeado em 1927, por Erwin Hinckly Barbour. Acreditava-se que esse mamífero tinha uma distribuição ampla, mas várias espécies, incluindo uma norte-africana e outra chinesa, foram recentemente movidas para gêneros separados, como Konobelodon.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: † Amebelodontidae
Gênero: † Amebelodon
Espécies: † Amebelodon fricki e † A. floridanus

© Mundo Pré-Histórico
O amebelodonte provavelmente tinha uma tromba que o ajudava a levar os alimentos até a boca, como em um elefante moderno.
Crédito: Michael Rowe
Mandíbula de amebelodonte em exibição no Museu de História Natural de Las Vegas, Nevada, EUA.

Fontes Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e ThoughtCo.

7 comentários:

  1. Felipe, acho melhor colocar umas aspas no nome elefante, já que o amebelodonte era um parente dos elefantes e não um de fato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, isso é verdade. Eu quis usar o termo elefante em sentido figurado, mas acho melhor evitar mal-entendidos mesmo.

      Excluir
  2. Eu li que um tipo de Barbourofelidae, chamado Barbourofelis junto com alguns outros de sua espécie poderiam matar um Amebelodonte.Isso é verdade?
    Ps:Quais animais tipo viveram no mesmo local com o Amebelodonte e os Barbourofelis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que sim. O Barbourofelis era um predador poderoso, capaz de subjugar grandes presas. Ele enfrentava competição com vários outros mamíferos carnívoros, como o Amphicyon, o Epicyon, o Agriotherium e o Amphimachairodus, que tinham como cardápio herbívoros como, por exemplo, o Teleoceras, o Synthetoceras, o Aepycamelus e o Neohipparion.

      Excluir
  3. Nossa tem um monte de animais estranhos na pre historia! Algum dos animais estranhos ainda existem....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas eles parecem estranhos simplesmente porque são diferentes dos animais de hoje. A vida é capaz de produzir formas incríveis, não é?

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.