28 de janeiro de 2011

Tempo geológico


O tempo geológico é a divisão da história da Terra em éons, eras, períodos, épocas e idades. Representa o espaço de tempo desde a formação do planeta, há 4,6 bilhões de anos, até a atualidade, baseando-se nos grandes eventos geológicos.
Essa linha do tempo ajuda a compreender como e quando aconteceram as transformações no planeta, bem como entender melhor a evolução dos seres vivos. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso exato sobre a escala do tempo geológico, e existem muitas versões.
Os éons são a maior divisão da escala do tempo geológico, sendo formados por eras. As eras são subdivididas em períodos, que são compostos por épocas, e estes, por sua vez, dividem-se em idades. Existem três éons: Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico, mas alguns consideram um quarto éon, o Hadeano, como o mais antigo. Contudo, o Hadeano representa apenas o processo de formação da Terra, terminando com o surgimento das rochas. O conjunto dos éons Hadeano, Arqueano e Proterozoico é chamado de Pré-Cambriano. Na realidade, quanto mais antigo o éon, menos se sabe sobre ele.
Abaixo, veja a tabela geológica. As primeiras formas de vida apareceram no éon Arqueano. Somente no éon Fanerozoico surgiram animais terrestres. Os dinossauros viveram durante toda a era Mesozoica, e os mamíferos dominaram o Cenozoico. Somente no fim dessa era é que surgiram os humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.