14 dezembro 2010

Anquilossauro, o dinossauro com armadura

Anquilossauro no último episódio de Caminhando com os Dinossauros
© 1999 BBC

Atualizado em julho de 2014

O anquilossauro (do latim, "lagarto endurecido" ou "lagarto fundido", por causa de seus ossos da cauda fusionados) foi um dinossauro herbívoro que viveu nos Estados Unidos no período Cretáceo, de 68 a 66 milhões de anos atrás. Chegava a 6 toneladas e 9 m de comprimento.
Seu crânio largo e triangular era apropriado para pastar, já que não alcançava plantas mais altas. Tinha quase todo o corpo, baixo e bastante largo, protegido por uma couraça - exceto a barriga, a única parte vulnerável -, e uma grande clava óssea na ponta da cauda. A couraça era formada por várias protuberâncias e placas ósseas pequenas, cujo arranjo é desconhecido, afinal não foi localizado até agora um fóssil de anquilossauro com as placas preservadas em sua posição original. Outra característica que o diferencia são os dois pequenos chifres de cada lado do crânio, que serviriam em brigas entre indivíduos da espécie. Golpes laterais com esses chifres seriam dolorosos, mas não o suficiente para matar.
Embora lento e pouco inteligente, o anquilossauro era difícil de caçar. Ficava de costas para o atacante, ameaçando-o com a clava e protegendo a cabeça e o ventre. Ossos da cauda fundidos e grossos tendões conferiam força e eficiência aos golpes com o rabo, que podiam fraturar a perna de terópodes como o tiranossauro, seu maior predador.
Os fósseis de anquilossauro foram descobertos em Montana e Wyoming, nos EUA, e Alberta, no Canadá, uma região que era quente e úmida na época, coberta por uma floresta baixa. Provavelmente dividia espaço com o troodonte, o edmontossauro, o ornitomimo e seu parente Edmontonia, embora preferisse as regiões de maior altitude.  

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Ankylosauridae
Gênero: † Ankylosaurus
Espécie: Ankylosaurus magniventris

© Mundo Pré-Histórico
Anquilossauro atacando um tiranossauro com a cauda
© Eivind Bovor

Clava e crânio de anquilossauro

Fontes: HowStuffWorks e Wikipedia (versão em inglês).

8 comentários:

  1. Felipe! Em minhas pesquisas sobre o anquilossauro eu vi que seu tamanho foi reduzido. Um estudo feito em 2004 por Carpenter estima que o animal teria 6,25 m de comprimento e 1,7 de altura nos quadris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas tem também um artigo de Arbour e Mallon, de 2017, em que eles chegam a estimar o anquilossauro em quase 10 m, o que provavelmente seria muito, mas depois afirmam que até 8 m seria um comprimento aceitável.

      Excluir
    2. A propósito, qual é o seu nome, amigo? Nunca sei como te chamar 😅

      Excluir
    3. Meu nome é Vinícius, mas como o meu nome no blogger é Nautilus muita gente me chama assim, mas pode me chamar de Vinícius

      Excluir
    4. Ah, beleza! 👍🏻

      Excluir
  2. Gostei especialmente da 3° imagen parece que o T. rex tá pulando corda

    ResponderExcluir
  3. adoro dinossauros, amei o seu site

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.