Anquilossauro no último episódio de Caminhando com os Dinossauros © 1999 BBC |
Atualizado em julho de 2014
O anquilossauro (do latim, "lagarto endurecido" ou "lagarto fundido", por causa de seus ossos da cauda fusionados) foi um dinossauro herbívoro que viveu nos Estados Unidos no período Cretáceo, de 68 a 66 milhões de anos atrás. Chegava a 6 toneladas e 9 m de comprimento.
Seu crânio largo e triangular era apropriado para pastar, já que não alcançava plantas mais altas. Tinha quase todo o corpo, baixo e bastante largo, protegido por uma couraça - exceto a barriga, a única parte vulnerável -, e uma grande clava óssea na ponta da cauda. A couraça era formada por várias protuberâncias e placas ósseas pequenas, cujo arranjo é desconhecido, afinal não foi localizado até agora um fóssil de anquilossauro com as placas preservadas em sua posição original. Outra característica que o diferencia são os dois pequenos chifres de cada lado do crânio, que serviriam em brigas entre indivíduos da espécie. Golpes laterais com esses chifres seriam dolorosos, mas não o suficiente para matar.
Embora lento e pouco inteligente, o anquilossauro era difícil de caçar. Ficava de costas para o atacante, ameaçando-o com a clava e protegendo a cabeça e o ventre. Ossos da cauda fundidos e grossos tendões conferiam força e eficiência aos golpes com o rabo, que podiam fraturar a perna de terópodes como o tiranossauro, seu maior predador.
Os fósseis de anquilossauro foram descobertos em Montana e Wyoming, nos EUA, e Alberta, no Canadá, uma região que era quente e úmida na época, coberta por uma floresta baixa. Provavelmente dividia espaço com o troodonte, o edmontossauro, o ornitomimo e seu parente Edmontonia, embora preferisse as regiões de maior altitude.
Os fósseis de anquilossauro foram descobertos em Montana e Wyoming, nos EUA, e Alberta, no Canadá, uma região que era quente e úmida na época, coberta por uma floresta baixa. Provavelmente dividia espaço com o troodonte, o edmontossauro, o ornitomimo e seu parente Edmontonia, embora preferisse as regiões de maior altitude.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Ankylosauria
Família: † Ankylosauridae
Gênero: † Ankylosaurus
Espécie: Ankylosaurus magniventris
© Mundo Pré-Histórico |
Anquilossauro atacando um tiranossauro com a cauda © Eivind Bovor |
Clava e crânio de anquilossauro |
Fontes: HowStuffWorks e Wikipedia (versão em inglês).
Felipe! Em minhas pesquisas sobre o anquilossauro eu vi que seu tamanho foi reduzido. Um estudo feito em 2004 por Carpenter estima que o animal teria 6,25 m de comprimento e 1,7 de altura nos quadris
ResponderExcluirSim, mas tem também um artigo de Arbour e Mallon, de 2017, em que eles chegam a estimar o anquilossauro em quase 10 m, o que provavelmente seria muito, mas depois afirmam que até 8 m seria um comprimento aceitável.
ExcluirA propósito, qual é o seu nome, amigo? Nunca sei como te chamar 😅
ExcluirMeu nome é Vinícius, mas como o meu nome no blogger é Nautilus muita gente me chama assim, mas pode me chamar de Vinícius
ExcluirAh, beleza! 👍🏻
ExcluirGostei especialmente da 3° imagen parece que o T. rex tá pulando corda
ResponderExcluiradoro dinossauros, amei o seu site
ResponderExcluirObrigado, Ana!
Excluir