15 de junho de 2010

Homalocephale, o paquicefalossauro de cabeça chata

© Brian Franczak

(Atualizado em março de 2015)

O Homalocephale (do grego "cabeça achatada") é um dinossauro paquicefalossauro que viveu no fim do período Cretáceo, de 80 a 70 milhões de anos atrás, nas florestas asiáticas, onde hoje é a Mongólia. Media 1,8 m de comprimento e pesava 45 kg. Sua alimentação consistia em plantas macias e frutos.
Diferentemente de outros dinossauros do grupo, ele tinha um teto craniano plano, embora relativamente grosso. É possível que paquicefalossauros de crânio plano fossem apenas as formas juvenis de adultos com crânio abobadado. O topo do crânio do Homalocephale era estruturado em osso poroso e frágil, permeado por vasos sanguíneos. Nódulos ósseos cobriam a testa e o focinho.
Ele também é reconhecido por seus quadris largos, que alguns paleontólogos sugeriram como para dar à luz os filhotes, ao invés de pôr ovos. O Homalocephale provavelmente andava em bandos; possuía dentes pequenos e acuminados e olhos grandes, que indicam boa visão. O olfato era igualmente desenvolvido, dada a grande área ocupada pelo nervo olfatório.
O gênero foi descrito em 1974 pelas paleontólogas polonesas Halszka Osmólska e Teresa Maryańska, e possui uma única espécie, H. calathocercos, embora possa ser sinônimo (e filhote) do Prenocephale.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Marginocephalia
Subordem: † Pachycephalosauria
Família: † Pachycephalosauridae
Gênero: † Homalocephale
Espécie: † Homalocephale calathocercos


© Mundo Pré-Histórico
© Sergey Krasovskiy

Fontes: ScienceViews.comHowStuffWorks, Enchanted LearningWikipedia (versão em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.