2 de fevereiro de 2009

Braquiossauro, o lagarto com braços

Camarassauros (à esquerda), braquiossauros (ao centro) e diplódoco (à direita).
© 2014 Jan Sovak

(Atualizado em maio de 2017)


O braquiossauro (do grego "lagarto com braços") é um dinossauro saurópode do final do Jurássico da América do Norte. Viveu entre 154 e 153 milhões de anos atrás. Descoberto em 1900, foi considerado o maior dinossauro até então conhecido. Estima-se que media até 26 m de comprimento 16 m de altura e pesava de 30 a 40 t.
Possuía um corpo volumoso, membros em forma de coluna, pescoço comprido e cabeça pequena. Em relação ao pescoço, a cauda do braquiossauro era proporcionalmente mais curta do que em outros saurópodes do Jurássico. Além disso, seus membros dianteiros eram mais longos que os traseiros, o que resultava em um tronco inclinado e o pescoço curvado para cima - dessa característica vem o nome "lagarto com braços". Grandes sacos de ar conectados ao sistema respiratório espalhavam-se pelo tronco e o pescoço, invadindo o interior de vértebras e costelas e reduzindo consideravelmente o peso do animal.
Alimentava-se de ginkgos, coníferas, fetos e grandes cicadáceas, que cresciam em florestas de galeria. Sua altura lhe permitia alcançar vegetação de até 9 m e, com seus dentes em forma de colher, mastigava centenas de quilogramas de folhas por dia. Muitos outros saurópodes viviam na mesma região, mas com diferentes adaptações para alimentação, entre os quais o apatossauro, barossauro, camarassauro e diplódoco.
Muito do que é conhecido pelo público sobre o braquiossauro é, na verdade, baseado na espécie Giraffatitan brancai, um braquiossaurídeo da Tanzânia originalmente descrito como uma espécie de Brachiosaurus. Hoje, a única espécie aceita para o gênero é Brachiosaurus altithorax, nomeada por Elmer. S. Riggs em 1903. Fósseis foram encontrados nos estados do Colorado, Oklahoma, Utah e Wyoming, nos EUA.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Família: † Brachiosauridae
Gênero: † Brachiosaurus
Espécie: † Brachiosaurus altithorax


© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução de Brachiosaurus altithorax indicando o holótipo da espécie (o primeiro material identificado, em branco), outros ossos encontrados (em cinza claro) e os elementos baseados no Giraffatitan brancai (em cinza escuro).
© 2009 Michael P. Taylor
© 2012 Camus Altamirano

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Prehistoric Wildlife e Live Science.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.