16 julho 2017

Livyatan - os maiores dentes do mundo

© Brian Choo, 2016

    Livyatan ("Leviatã" em hebreu, o monstro bíblico) é um gênero extinto de cetáceo, que viveu na época Miocena, de 9,9 a 8,9 milhões de anos atrás (idade Tortoniana), no oceano Pacífico. Similar ao cachalote atual, estima-se que media de 13,5 a 17,5 m de comprimento, tendo o crânio 3 m, e pesava até 57 t. Junto com o megalodonte, que viveu nas mesmas águas, era o maior predador de sua época. Adaptado para capturar grandes animais com sua boca cheia de dentes, predava tubarões, focas, golfinhos e até outras baleias.
    Suas maxilas eram robustas e fortes, com grandes dentes de até 36 cm, considerados os maiores dentes funcionais do reino animal - isto é, que têm o propósito de cortar e mastigar, o que não leva em conta as presas dos elefantes, por exemplo. Além disso, possuía uma das mordidas mais poderosas de todas. O crânio formava uma bacia curva no topo, o que sugere a presença, em vida, de um órgão de espermacete, como o do cachalote. Esse órgão produz uma substância oleosa, semelhante à cera, chamada espermacete, que ajuda a controlar o mergulho em águas profundas e a flutuação do animal. No entanto, acredita-se que o Livyatan caçava próximo à superfície, e, assim, esse órgão teria sido usado para outros fins, como ecolocalização, produção de sons ou como um amortecedor nas disputas de cabeçadas entre os machos.
    Os fósseis da espécie foram descobertos em 2008, em um deserto costeiro do Peru, em Cerro Colorado. Os restos correspondem a um crânio parcialmente preservado, com dentes e mandíbula. Olivier Lambert nomeou a espécie em 2010 como Livyatan melvillei, em homenagem ao escritor Herman Melville, autor do clássico literário Moby Dick. Um dente encontrado em 2016 na Austrália pode pertencer a esta ou uma nova espécie de Livyatan, mas ainda não recebeu nenhuma designação.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Infraordem: Cetacea
Superfamília: Physeteroidea
Família: (incertae sedis)
Gênero: †Livyatan
Espécie: †Livyatan melvillei

© Mundo Pré-Histórico
Diferentemente do cachalote, que tem dentes apenas na maxila inferior, o Livyatan tinha dentes poderosos em cima e embaixo, próprios para atacar grandes presas.
© Endless Travel / Alamy
© Carl Buell

Fontes: OwlcationPhenomenaPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

12 comentários:

  1. Sempre fui fã de cetaceos,mas o Livyatan era outro nível,parabéns pelo blog amigo e otimo

    ResponderExcluir
  2. provavelmente o lyviatan com viveu com criaturas como megalodon cetotherium zigophiseter metrianrinco crocodilo marinho pre historico eu espero nao estar falando besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O metriorrinco não! Ele viveu mais de 100 milhões de anos antes, no Jurássico.

      Excluir
  3. o lyviatan e minha criatura marinha favorita provavelmente o lyviatan nao era tao diferente das cachalotes atuais

    ResponderExcluir
  4. As orcas modernas chegaram a coexistir com essa baleia monstruosa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, as orcas modernas surgiram no Plioceno, há menos de 3,5 milhões de anos.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.