02 maio 2017

Pré-Cambriano

Antes de a crosta terrestre solidificar-se, há aproximadamente 4,4 bilhões de anos, a superfície do planeta era um imenso mar de lava.
Crédito: (autor desconhecido)

    O planeta Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Desse total, os primeiros 4 bilhões compõem a maior divisão do tempo geológico, chamada Pré-Cambriano. Abrangendo 89% da história do planeta, o Pré-Cambriano é um superéon, que corresponde ao conjunto dos éons Hadeano, Arqueano e Proterozoico.
    Foi no Pré-Cambriano que ocorreu a formação do planeta, dos oceanos, da atmosfera, da camada de ozônio e das placas tectônicas. Também marca o início da vida na Terra, o aparecimento das primeiras células e, então, as primeiras algas e animais.

Tabela do tempo geológico em escala, com destaque para o Pré-Cambriano.
© Mundo Pré-Histórico

    Este superéon estende-se desde a formação da Terra (há 4,6 bilhões de anos) até 541 milhões de anos atrás, quando começa o éon atual, o Fanerozoico, conhecido pelo desenvolvimento evidente da vida. O Pré-Cambriano é assim chamado porque precede o Cambriano, o primeiro período do Paleozoico, que é a primeira era do éon Fanerozoico.
    Relativamente pouco se sabe sobre o Pré-Cambriano, uma vez que o registro fóssil daquele tempo é muito mais pobre do que do éon atual. Isto se deve ao fato de que muitas rochas pré-cambrianas passaram por intensas transformações, obscurecendo suas origens, enquanto outras foram destruídas por erosão ou permanecem profundamente soterradas por rochas mais recentes.

Estromatólitos e colônias de bactérias habitavam as águas rasas no Arqueano, em torno de 3 bilhões de anos atrás - um tempo em que o brilho do Sol era 20% mais fraco do que hoje. Os micro-organismos começaram a se desenvolver mesmo com o intenso vulcanismo da época.
Crédito: Peter Sawyer / Instituto Smithsoniano

    Alguns vestígios, entretanto, são conhecidos. Os estromatólitos, rochas formadas pela atividade metabólica de micro-organismos, estão entre as mais antigas evidências de vida, com idades de até 3,5 bilhões de anos. Mas foi somente no fim do Pré-Cambriano que os organismos multicelulares evoluíram e foram criadas as condições necessárias para a explosão de vida registrada no início do éon Fanerozoico.

A fauna de Ediacara, Austrália, ao final do Pré-Cambriano. Estas foram as primeiras formas animais mais complexas, que viveram entre 600 e 570 milhões de anos atrás.
Crédito: Museu Nacional de História Natural, Instituto Smithsoniano

9 comentários:

  1. FASINANTE A ESTORIA DA TERRA MUITO BOM

    ResponderExcluir
  2. Poxa, só foi depois que já tinha preparado todo o meu texto pro trabalho que eu estou fazendo, que encontrei o seu blog procurando por fotos dos Pré - Cambriano. O texto está muito mais explicativo e fácil de compreender, mas, apesar disso, irei usar as fotos. Dei uma olhada no seu site e é muito bem elaborado, parabéns!! Obrigado por compartilhar o seu conhecimento com a gente, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  3. aaaa amei! era bem o que eu estava procurando, valeu :p

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.