25 dezembro 2011

Acanthodes

Fauna lacustre do Carbonífero.   
© Alain Bénéteau

Atualizado em março de 2015

    Acanthodes (que significa "base com espinhos") é um peixe que viveu entre 409 e 280 milhões de anos atrás, do início do Carbonífero ao início do Permiano. Media 30 cm de comprimento e pesava 300 g. Fósseis foram encontrados na Europa, na América do Norte e na Austrália, incluindo esqueletos completos.

© Mundo Pré-Histórico

    Faz parte de um grupo de peixes conhecidos como "tubarões com espinhos", os acantódios (Acanthodii), talvez ancestrais comuns dos peixes ósseos e cartilaginosos. O Acanthodes tinha olhos grandes e escamas quadriculadas, mas não dentes. Em vez disso, tinha guelras que filtravam o plâncton da água. Seu corpo hidrodinâmico possuía uma cauda voltada para cima e espinhos afiados, que sustentavam as nadadeiras e forneciam proteção contra predadores. Embora maior que a maioria de seus parentes, tinha menos da metade do número de espinhos de muitas outras espécies: apenas seis. Por isso, acredita-se que vivia em cardumes, para maior segurança.
    Sua descoberta foi feita por Louis Agassiz em 1833. Um fóssil encontrado no Kansas e divulgado em 2014 como Acanthodes bridgei está tão bem preservado que traços do tecido ocular ainda mostram células fotorreceptoras dos tipos cone e bastonete, o que significa que o Acanthodes enxergava em cores.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: †Acanthodii
Ordem: †Acanthodiformes
Família: †Acanthodidae
Gênero: †Acanthodes
Espécie: †Acanthodes bronni, †A. bridgei, †A. gracilis e †A. guizhouensis

Foto: The Virtual Fossil Museum

Acanthodes bronni
Crédito: Nobu Tamura

2 comentários:

  1. Eu gostaria que tivesse falando sobre o hineria também, mas o seu blog é incrível

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.