07 agosto 2011

Sivatério, a grande girafa com cornos

Sivatherium giganteum
© Jaime Chirinos / Science Photo Library

Atualizado em dezembro de 2017

    O sivatério ("besta de Shiva", divindade hindu) é um girafídeo extinto que viveu da África até o subcontinente indiano, entre 5 milhões e 8 mil anos atrás, do Plioceno ao Holoceno. Chegava a 2,2 m de altura nos ombros, 3 m de altura total e mais de 1,25 t. É o maior girafídeo conhecido e possivelmente o maior ruminante, em massa, de todos os tempos.

© Mundo Pré-Histórico

    Sua aparência era semelhante à do atual ocapi, nativo da África Central, embora maior e mais entroncado. Possuía um par de cornos parecidos com galhadas sobre a cabeça e um segundo par menor sobre a região dos olhos. Seus ombros fortes suportavam grandes músculos do pescoço, necessários para erguer o crânio pesado. Acredita-se que o sivatério, assim como as girafas modernas, alimentava-se das folhas das árvores e utilizava uma língua preênsil para arrancar vegetação.
    Foi descrito em 1836, pelos paleontólogos Hugh Falconer e Proby Thomas Cautley. Entretanto, levou décadas após sua descoberta nas montanhas Sivalik, no norte da Índia, para que os cientistas conseguissem identificar o sivatério como um girafídeo. Inicialmente, chegou-se a pensar que ele fosse um parente dos elefantes ou dos antílopes, e até que possuísse uma pequena tromba parecida com a da anta. Sua classificação foi determinada em 1890, com a descoberta de novos fósseis. Pinturas rupestres mostrando esse mamífero foram encontradas no deserto do Saara; as primeiras populações humanas da África e Índia caçavam sivatérios para obter alimento e couro.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Giraffidae
Subfamília: †Sivatheriinae
Gênero: †Sivatherium
Espécies: †Sivatherium giganteum, †S. maurusium e †S. hendeyi?

Sivatherium giganteum, espécie indiana.
Crédito: (autor desconhecido)
Sivatherium maurusium, espécie africana.
Crédito: (autor desconhecido)
Reconstrução em 3D de esqueleto de Sivatherium giganteum.
© Christopher Basu et al. / Biology Letters

Fontes: Prehistoric WildlifeScience BlogsThoughtCo e Wikipedia.

7 comentários:

  1. Velho, seu blog me ajuda não só na minha informação da vida pré-histórica, mas também para a criação da fauna do meu livro. É tão bom ter liberdade poética para colocar essa fantástica megafauna em um mundo de fantasia medieval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau, você está escrevendo um livro! Que top! 👏🏻👏🏻

      Excluir
    2. Pois é! Estou publicando os capítulos no Wattpad, é tipo um Crônicas de Gelo e Fogo, misturado com The Witcher e Ciclo da Herança. A fauna do continente principalmente é praticamente formada por animais da Eurásia. Da uma trabalhão escrever, mas eu gosto, kkk!

      Excluir
    3. Muito legal! Pode ser trabalhoso, mas, quando a gente faz o que gosta, todo esforço é recompensador! Digo por experiência própria, escrevendo aqui.

      Excluir
    4. Pois é. E olhe lá, eu estava planejando escrever desde 2018, mas tive que organizar muitas ideias e só comecei esse ano a por as coisas em prática. Agora, já conta com 12 capítulos feitos, e estou na produção do décimo terceiro! A história literalmente só está começando.

      Excluir
    5. Top! Qual é o nome do livro?

      Excluir
    6. Kalaryan: A Lenda do Dragão.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.