24 de julho de 2011

Kentrossauro

(Atualizado em julho de 2014)
Ceratossauro se aproxima de um kentrossauro para atacá-lo
© Phil Wilson

O kentrossauro (do grego, "lagarto espinhoso") é um dinossauro que viveu no Jurássico entre 155 e 150 milhões de anos atrás, no leste da África. Este pequeno estegossauro, do tamanho de seu primo chinês huayangossauro, media em torno de 5 m de comprimento e pesava cerca de 2 t. Alimentava-se de pequenos arbustos e folhagens, mas talvez conseguisse erguer-se em duas patas para alcançar folhas mais altas.
Tinha uma cabeça pequena e alongada, com uma espécie de bico, usado para arrancar vegetais que seriam digeridos pelo grande intestino. Duas fileiras de pequenas placas projetavam-se no dorso, a partir do pescoço, e gradualmente transformavam-se em espinhos assim que chegavam sobre o quadril. Os espinhos mais longos, usados para defender ativamente o animal, estavam no fim da cauda. Havia também um grande espigão em cada ombro, e seu corpo era recoberto de osteodermas (estruturas ósseas na pele).
As fêmeas eram maiores e mais robustas que os machos. A cauda do kentrossauro, musculosa e incrivelmente comprida, ajudava a equilibrar o peso do corpo, já que os membros posteriores, embora eretos e fortes, não suportariam o animal sozinhos. Composta por quarenta vértebras, a cauda era altamente flexível, e podia cobrir um arco de 180º ao mover-se para os lados para atacar adversários. Golpes extremamente rápidos eram capazes de aleijar terópodes de médio porte e ferir gravemente os predadores grandes. 
Seus fósseis foram descobertos na Tanzânia, por uma expedição de paleontólogos da Alemanha que percorreu a África Oriental Alemã, então colônia daquele país no leste do continente africano, entre 1909 e 1912. Centenas de ossos foram desenterrados, e, embora nenhum esqueleto inteiro, os restos achados forneceram um conhecimento quase completo de sua estrutura. O nome Kentrosaurus foi dado por Edwin Hennig em 1915.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Stegosauria
Família: † Stegosauridae
Gênero: † Kentrosaurus
Espécie: † Kentrosaurus aethiopicus

© Mundo Pré-Histórico
Do comprimento total do kentrossauro, metade correspondia à cauda
© Nobu Tamura
Esqueleto em exposição no Museum für Naturkunde, em Berlim, Alemanha. Muitos fósseis da espécie foram perdidos ou destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.
Arte por Kim Thompson © Templar Publishing

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com e HowStuffWorks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.