24 julho 2011

Kentrossauro, o estegossauro africano

Ceratossauro se aproxima de um kentrossauro para atacá-lo.
© Phil Wilson

Atualizado em julho de 2014

O kentrossauro (do grego, "lagarto espinhoso") é um dinossauro que viveu no Jurássico entre 155 e 150 milhões de anos atrás, no leste da África. Este pequeno estegossauro, do tamanho de seu primo chinês huayangossauro, media em torno de 5 m de comprimento e pesava cerca de 2 t. Alimentava-se de pequenos arbustos e folhagens, mas talvez conseguisse erguer-se em duas patas para alcançar folhas mais altas.
Tinha uma cabeça pequena e alongada, com uma espécie de bico, usado para arrancar vegetais que seriam digeridos pelo grande intestino. Duas fileiras de pequenas placas projetavam-se no dorso, a partir do pescoço, e gradualmente transformavam-se em espinhos assim que chegavam sobre o quadril. Os espinhos mais longos, usados para defender ativamente o animal, estavam no fim da cauda. Havia também um grande espigão em cada ombro, e seu corpo era recoberto de osteodermes (estruturas ósseas na pele).
As fêmeas eram maiores e mais robustas que os machos. A cauda do kentrossauro, musculosa e incrivelmente comprida, ajudava a equilibrar o peso do corpo, já que os membros posteriores, embora eretos e fortes, não suportariam o animal sozinhos. Composta por quarenta vértebras, a cauda era altamente flexível, e podia cobrir um arco de 180º ao mover-se para os lados para atacar adversários. Golpes extremamente rápidos eram capazes de aleijar terópodes de médio porte e ferir gravemente os predadores grandes. 
Seus fósseis foram descobertos na Tanzânia, por uma expedição de paleontólogos da Alemanha que percorreu a África Oriental Alemã, então colônia daquele país no leste do continente africano, entre 1909 e 1912. Centenas de ossos foram desenterrados, e, embora nenhum esqueleto inteiro, os restos achados forneceram um conhecimento quase completo de sua estrutura. O nome Kentrosaurus foi dado por Edwin Hennig em 1915.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Clado: † Thyreophora
Subordem: † Stegosauria
Família: † Stegosauridae
Gênero: † Kentrosaurus
Espécie: † Kentrosaurus aethiopicus

© Mundo Pré-Histórico
Do comprimento total do kentrossauro, metade correspondia à cauda
© Nobu Tamura
Esqueleto em exposição no Museum für Naturkunde, em Berlim, Alemanha. Muitos fósseis da espécie foram perdidos ou destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.
Arte por Kim Thompson © Templar Publishing

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), About.com e HowStuffWorks.

3 comentários:

  1. Que animal incrível! Hein, eu poderia usar a fonte e uma foto do site pra minha página no Facebook? Ela é também sobre animais pré-históricos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, mas gostaria que citasse uma referência ao blog. Quanto às imagens, elas não são minhas, por isso também coloco os devidos créditos em cada uma delas.

      Excluir
  2. eu adoro o quentrossauro
    comp:5.5 m
    altura 2.6-3 m
    peso 1.5 -3

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.