15 abril 2011

Climatius, um peixinho espinhoso

© Dmitrijs Paramonovs

(Atualizado em março de 2015)

    Climatius ("peixe inclinado", por causa da sua cauda voltada para cima) é um gênero extinto de tubarão com espinhos que viveu na América do Norte e Europa entre 430 e 375 milhões de anos atrás, do final do Siluriano ao início do Devoniano. Pesava cerca de 200 g, e, ao longo de seus 7,5 cm de comprimento, ostentava um total de quinze espinhos afiados.
    Não era um tubarão de fato, mas, apesar de tão pequeno, seus olhos grandes e dentes agudos sugerem que fosse um predador ativo que rondava o substrato dos mares ou rios à procura de pequenos peixes e crustáceos. Os dentes, presentes apenas na maxila inferior, eram continuamente substituídos. O Climatius não somente exibia espinhos nas nadadeiras, como também quatro pares rígidos ao longo do ventre - muito mais que seu parente Acanthodes. Eles protegiam e davam estabilidade durante o nado. A nadadeira caudal o propelia para frente, mas faria com que só conseguisse nadar para baixo se não fossem as nadadeiras peitorais contrabalançando o efeito.
    Climatius foi descoberto pelo biólogo e geólogo suíço Louis Agassiz em 1845, na Escócia. Vários espécimes são conhecidos, sendo que quase todos consistem em esqueletos desarticulados.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: †Acanthodii
Ordem: †Climatiiformes
Família: †Climatiidae
Gênero: †Climatius
Espécies: †Climatius reticulatus, †C. gracilis, †C. grandis, †C. latispinosus, †C. macnicoli, †C. scutiger e †C. uncinatus

© Mundo Pré-Histórico
Crédito: (autor desconhecido)
Climatius reticulatus

Fontes: Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-históricaPalaeocrittiPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.