14 agosto 2013

Sinraptor, o ladrão chinês

© Cheung Chung Tat

    O sinraptor (nome que significa "ladrão chinês", do latim) é um dinossauro terópode do final do período Jurássico, há 160 milhões de anos, que chegava a 7,6 m de comprimento, 3 m de altura e 1 tonelada. Viveu nas florestas da Ásia.

© Mundo Pré-Histórico

    Dentes de sinraptor foram encontrados cravados nos ossos de um grande saurópode. Apesar do nome, não está relacionado aos dromeossaurídeos, como o velocirraptor, mas semelhante ao alossauro, e pode ter sido distantemente relacionado a ele, embora menor e mais leve. Alguns cientistas acreditam que o sinraptor é um gênero basal importante, que pode ter dado origem a grandes predadores do Cretáceo, como o giganotossauro e o carcarodontossauro.
    Um esqueleto quase completo foi encontrado em 1987 no deserto ao noroeste da China por uma expedição de pesquisadores chineses e canadenses, na Formação Shishugou. A primeira espécie nomeada, o Sinraptor dongi, em 1994, homenageia o paleontólogo chinês Dong Zhiming; a segunda (Sinraptor hepingensis) fazia parte, originalmente, do gênero Yangchuanosaurus, seu parente próximo. 

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Metriacanthosauridae
Subfamília: †Metriacanthosaurinae
Gênero: †Sinraptor
Espécies: †Sinraptor dongi e †S. hepingensis?

© Sergey Krasovskiy
Reconstrução de S. dongi.
Crédito: (autor desconhecido)

Um comentário:

  1. Animal curioso e interessante fica ai uma lição que para sobreviver não basta a gente pensar que ouviu tudo poi é engodo!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.