08 março 2015

Ictiossauro, o lagarto peixe

Crédito: John Sibbick

Atualizado em maio de 2021

    O ictiossauro ("lagarto peixe", do grego ichthys, "peixe", e sauros, "lagarto") é um réptil marinho que viveu do final do Triássico (idade Reciana) ao início do Jurássico (idade Pliensbaquiana), entre 208,5 e 182,7 milhões de anos atrás, na Europa e na Ásia. Era menor que a maioria de seus parentes, medindo até 3,3 m de comprimento.

© Mundo Pré-Histórico

    Fósseis mostram que as fêmeas não depositavam ovos em terra, como a maioria dos répteis, mas que os filhotes se desenvolviam dentro do corpo da mãe. Quando nasciam, saíam primeiro com a cauda para evitar que se afogassem antes de conseguirem subir à superfície. Apesar de respirar ar puro, o ictiossauro era adaptado para viver exclusivamente na água. Possuía uma barbatana dorsal carnuda e uma grande barbatana caudal, de modo que o formato de seu corpo guardava uma forte semelhança com um peixe. Sua audição era boa: ossos maciços transmitiam vibrações sutis da água para o ouvido interno e ele podia perceber uma presa a distância. Era a visão, contudo, o principal sentido usado para caçar: o ictiossauro tinha olhos grandes e sensíveis, protegidos por escudos ósseos. Ele se alimentava de peixes e lulas.
    O ictiossauro foi o primeiro espécime completo descoberto pela coletora de fósseis britânica Mary Anning, no início do século XIX. Fósseis já foram encontrados na Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Suíça e Indonésia. Centenas de esqueletos bem preservados foram achados em rochas jurássicas da Alemanha, alguns ainda articulados. Isso faz com que Ichthyosaurus seja o gênero mais bem conhecido da ordem Ichthyosauria, assim chamada a partir dele.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: †Ichthyosauria
Família: †Ichthyosauridae
Gênero: †Ichthyosaurus
Espécies: †Ichthyosaurus communis, †I. breviceps, †I. conybeari, †I. anningae, †I. larkini e †I. somersetensis

© Raúl Martín
Fóssil de Ichthyosaurus communis no Museu de História Natural de Londres.

Fontes: Prehistoric WildlifeThoughtCo e Wikipedia.

9 comentários:

  1. Anônimo9/7/17

    Mas onde está Deus nisso tudo? Kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20/6/18

    gostei as curiosidades

    ResponderExcluir
  3. A anatomia deles sugere que eram bem adaptados a vida marinha, então porque se extinguiram tão cedo, se comparado com outros répteis marinhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vezes, estar bem adaptado ao ambiente não adianta, se em algum momento esse ambiente sofrer alterações. Os ictiossauros eram muito bem adaptados para viver embaixo d'água, sim, mas acredita-se que a causa de sua extinção foram mudanças ecológicas, que incluem disponibilidade de alimento e locais de reprodução, por exemplo.

      Excluir
  4. Por algum motivo, eu acho o Ichthyosaurus fofo. 🤔
    Só fico imaginando a cor desses bichos em vida, é uma pena que todos os ictiossauros tenham sido extintos, bichos tão fantásticos!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.