A reconstrução da cabeça do guaibassauro é hipotética, já que nenhum crânio foi encontrado. Crédito: Nobu Tamura, 2008 |
O guaibassauro ("lagarto de Guaíba") é um dinossauro primitivo que viveu no sul do Brasil no final do período Triássico, entre 216 e 212 milhões de anos atrás. Media 1,8 m de comprimento. Apesar de ter vivido muito antes dos dinossauros que deram origem às aves, chama a atenção por sua postura semelhante à das aves atuais.
A espécie é conhecida a partir de vários fósseis relativamente bem preservados (embora o crânio seja desconhecido), encontrados no geoparque Paleorrota, no Rio Grande do Sul. O Guaibasaurus candelariensis foi nomeado em 1999, em referência à bacia hidrográfica do lago Guaíba e ao município de Candelária, onde os primeiros fósseis foram descobertos. Outros materiais foram achados próximo a Faxinal do Soturno, também no centro do estado.
É um dinossauro saurísquio bastante primitivo, tanto que os cientistas ainda não têm certeza se devem classificá-lo como um terópode ou um sauropodomorfo. Outro dinossauro, o Saturnalia, muito semelhante e encontrado na mesma região, era provavelmente seu parente próximo. Um fato curioso é que um esqueleto fossilizado de guaibassauro mantém a postura em que o animal morreu, com os braços flexionados, pernas dobradas abaixo do corpo e o pescoço curvado, da mesma forma que as aves costumam descansar. Até então, acreditava-se que essa característica só teria surgido em terópodes manirraptores do Cretáceo, milhares de anos mais tarde.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: †Sauropodomorpha
Família: †Guaibasauridae
Gênero: †Guaibasaurus
Espécie: †Guaibasaurus candelariensis
© Felipe Alves Elias, 2011 |
Um dos espécimes articulados de Faxinal do Soturno tem postura igual à posição em que as aves de hoje costumam descansar. |
© Gabriel Lío |
Fontes: Guaibasaurus candelariensis (Dinosauria, Saurischia) and the early origin of avian-like resting posture (AGNOLIN & MARTINELLI, 2012), Prehistoric Wildlife e Wikipedia.
traz megalania
ResponderExcluirAnotado para as próximas postagens! Obrigado pela sugestão!
Excluiradorei o site me ajudou muito com o trabalho
ResponderExcluirQue bom, obrigado!
Excluirfaz sobre o moschops
ResponderExcluirSim
ExcluirMais ainda não entedi, ele é herbívoro ou carnivoro
ResponderExcluirEis a questão. Como ainda não foi encontrada nenhuma parte do crânio, não temos como saber qual era o tipo de dentição que ele tinha e do que se alimentava. Até o grupo a que pertencia é difícil responder, e o guaibassauro está justamente entre o grupo dos dinossauros tipicamente carnívoros e o dos herbívoros.
Excluirola
ResponderExcluirGostei desse goibassauro
ResponderExcluir