Você já deve ter ouvido falar do Ginkgo biloba, uma planta presente na composição de muitos medicamentos por aí. Mas sabia que, talvez por causa de suas propriedades "milagrosas", o ginkgo existe desde muito antes dos dinossauros? Não à toa, é chamado de "fóssil vivo".
Ginkgo (do japonês "damasco prateado") é um gênero de planta gimnosperma (que não produz frutos) surgido há 270 milhões de anos, no período Permiano. Quase todas as espécies exinguiram-se no final do Plioceno, à exceção de uma: Ginkgo biloba, nativa da China, que existe até hoje e é cultivada no mundo todo. É uma árvore de grande porte, com uma média de 20 a 35 m de altura, embora alguns espécimes cheguem aos 50 m.
Os mais plausíveis ancestrais do ginkgo são as plantas pteridospermatófitas ou, simplesmente, "samambaias com sementes". O gênero diversificou-se em várias espécies, que espalharam-se pela Ásia, Europa e América do Norte entre meados do Jurássico e o início do Cretáceo. A partir de então, começou um lento declínio em diversidade, culminando, a partir do Pleistoceno (cerca de 2,6 milhões de anos atrás), com a sobrevivência apenas de Ginkgo biloba.
O ginkgo cresce lentamente, amadurece tardiamente e apresenta uma longevidade extrema, atingindo mais de 2.500 anos. Costuma crescer em ambientes bastante úmidos ou próximos de riachos. Suas sementes grandes possuem um revestimento carnudo e amarelado, que lembra um fruto. Durante o outono, suas folhas em forma de leque amarelam e caem por completo. De há muito é usado na medicina tradicional chinesa como um estimulante de desempenho cognitivo e memória. Além disso, é uma planta incrivelmente resistente a doenças e insetos, tendo sobrevivido até mesmo à explosão da bomba atômica de Hiroshima, em 1945.
Classificação científica:
Reino: Plantae
Divisão: Ginkgophyta
Classe: Ginkgopsida
Ordem: Ginkgoales
Família: Ginkgoaceae
Gênero: Ginkgo
Espécies: †Ginkgo adiantoides, †G. apodes, G. biloba, †G. cranei, †G. digitata, †G. dissecta, †G. gardneri, †G. ginkgoidea, †G. huolinhensis, †G. huttonii e †G. yimaensis
Fontes: Jardim de Flores, The Ginkgo Pages e Wikipedia.
Fóssil de Ginkgo biloba encontrado na Colúmbia Britânica, Canadá. |
Folha fossilizada da espécie Ginkgo dissecta. |
À sombra de um ginkgo, um ovirraptor cuida de seus filhotes. © John Agnew, 2000 |
Fontes: Jardim de Flores, The Ginkgo Pages e Wikipedia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.