Páginas

10 dezembro 2018

Protostega, uma das maiores tartarugas-marinhas

Crédito: Christopher Chávez, 2015

    Protostega ("primeiro telhado") é uma tartaruga-marinha extinta que viveu no final do Cretáceo, de 86 a 83,5 milhões de anos atrás, nas regiões da América do Norte então cobertas pelo Mar Interior Ocidental. Com um comprimento de até 3,4 m e pesando mais de 1 tonelada, seria a quarta maior tartaruga que já existiu (atrás do arquelônio, do Cratochelone e da Stupendemys) e a terceira maior tartaruga-marinha (uma vez que Stupendemys vivia em água doce).

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Dmitry Bogdanov)

    Sua cabeça era proporcionalmente grande em relação à carapaça. Tal qual o arquelônio, a Protostega tinha um casco macio como o da tartaruga-de-couro moderna (Dermochelys coriacea), em que uma armação óssea é revestida de pele fina e resistente. Embora menos sólida, essa configuração tornava a Protostega mais leve e, aliada às fortes nadadeiras dianteiras que chegavam a 4,7 m de envergadura, fazia dela uma poderosa e ágil nadadora. Com seu bico afiado, alimentava-se de organismos de corpo mole, como águas-vivas e cefalópodes.
    Apesar do casco e do porte avantajado, outros répteis marinhos como tilossauro, mosassauro e hainossauro, além do tubarão Cretoxyrhina, seriam grandes ameaças à Protostega. Da mesma maneira que as tartarugas de hoje, as fêmeas deviam migrar centenas de quilômetros para depositar seus ovos nas areias das praias e certamente teriam dificuldade em arrastar seus corpos particularmente pesados para fora da água.
    Fósseis do animal foram encontrados no oeste do Kansas e no Alabama, Estados Unidos. A espécie, Protostega gigas, foi descoberta em 1871 e nomeada por Edward Drinker Cope, em 1872.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família: †Protostegidae
Gênero: †Protostega
Espécie: †Protostega gigas

Reconstrução de Protostega no Tellus Science Museum, em Cartersville, Geórgia, EUA.
Crédito: Dmitry Bogdanov, 2008

7 comentários:

  1. confesso q n conhecia a prostotega, obg por me apresentá-la

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada! Eu que agradeço por acompanhar a página!

      Excluir
  2. Felipe, mas não tem Cratochelone que estimam que tenha 4 m superando a Protostega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Vinícius. Embora só se conheçam poucos fragmentos de ossos, estima-se que ela seria maior que a Protostega. Valeu pelo aviso!

      Excluir
    2. De nada, fico sempre feliz em ajudar.

      Excluir
  3. Anônimo18/10/24

    Não sei se estou errado mas acho que protostegidae caiu pra fora de testudines, hoje em dia sendo um grupo de testudinata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Não sei, não encontrei informação que confirme isso.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.