Páginas

09 maio 2010

Maiassaura, uma mãe cuidadosa

© James Kuether

Atualizado em maio de 2021

    A maiassaura (nome de origem greco-latina que significa "lagarto boa mãe") é um dinossauro hadrossauro do final do Cretáceo. Viveu de 76,7 a 76,4 milhões de anos atrás, em meados da idade Campaniana, onde hoje são os Estados Unidos. Media até 9 m de comprimento, 3 m de altura e pesava em torno de 4 toneladas. Esse grande herbívoro ajudou a esclarecer vários aspectos importantes relacionados à conduta parental dos dinossauros.
    Tinha um bico chato, típico dos hadrossauros, e um nariz espesso. Uma pequena elevação óssea em frente aos olhos pode ter sido usada pelos machos durante as brigas por fêmeas. Entretanto, o animal não parece ter qualquer defesa contra predadores, a não ser, talvez, sua cauda musculosa e seu comportamento gregário. Manadas com cerca de dez mil indivíduos migravam sazonalmente de norte a sul pela América do Norte.
    Provavelmente seu parente mais próximo é o braquilofossauro, mas também conviveu com o hadrossaurídeo hipacrossauro. Naquele ambiente semiárido do Cretáceo também havia predadores, como o daspletossauro e o troodonte.

Foto: Centro de Dinossauros de Wyoming, Thermopolis, EUA

    Em 1978, a descoberta de uma colônia de nidificação, com vestígios de ninhos com ovos, embriões e bebês, revelou que a maiassaura protegia e alimentava suas crias. O local, em Montana (EUA), ficou conhecido como Egg Mountain, "Montanha dos Ovos". Essas foram as primeiras evidências de que os dinossauros realmente cuidavam de seus filhotes depois que estes nasciam. Os recém-nascidos eram incapazes de andar; depois, até certa idade, caminhavam sobre duas patas; e os adultos, por fim, eram quadrúpedes. Mais de 200 espécimes de maiassaura, de todas as faixas etárias, já foram encontrados. Em 1979, Jack Horner e Robert Makela realçaram a importância da descoberta ao vincular o novo dinossauro à deusa grega Maia, a "boa mãe".

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ornithopoda
Família: † Hadrosauridae
Subfamília: † Saurolophinae
Tribo: † Brachylophosaurini
Gênero: † Maiasaura
Espécie: † Maiasaura peeblesorum

© Mundo Pré-Histórico
 
Em uma colônia de maiassauras, os ninhos eram cavados na terra e construídos próximos uns dos outros. Continham de 30 a 40 ovos do tamanho de um ovo de avestruz, arranjados em círculos. A incubação ocorria por meio do calor resultante da decomposição da matéria vegetal trazida pelos pais.
© John Sibbick
Reconstrução de maiassaura emergindo do ovo, feita pelo paleontólogo americano Jack Horner.
Foto: Museu das Montanhas Rochosas, Bozeman, Montana, EUA

4 comentários:

  1. Anônimo20/5/21

    eu acho a maiasaura um exemplo e muito fofa eu ia criar uma em casa deixa ela no quintal com permisao do ibama claro eu tenho uma duvida quais os dinosauros que conviveram com a maiasaura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maiassaura conviveu com o hipacrossauro, o Gryposaurus, o bambirraptor, o daspletossauro e o Orodromeus.
      P.S.: se você encontrar uma, me avise. Vou querer também!

      Excluir
    2. Anônimo24/5/21

      vou procurarkkkk

      Excluir
    3. Ué, eu quero também!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.