19 de abril de 2015

Mojoceratops, o dinossauro com cabeça em forma de coração

© 2012 Tuomas Koivurinne

O Mojoceratops ("rosto com chifres talismã" ou "rosto com chifres sedutor", da gíria em inglês mojo) é um dinossauro ceratópsio do período Cretáceo. Viveu de 76 a 75 milhões de anos atrás, no oeste do Canadá. Alcançava de 5 a 6 m de comprimento e cerca de 4 toneladas.
Atrás da cabeça, possuía um grande folho ósseo que lembra o formato de um coração. Provavelmente ele mudava de cor na época de acasalamento, para que os machos impressionassem as fêmeas. Esse herbívoro do tamanho de um hipopótamo vagava por planícies habitadas por inúmeras outras espécies de dinossauros, incluindo seu parente próximo chasmossauro.
Todos os espécimes de Mojoceratops foram coletados nas províncias canadenses de Alberta (no Parque Provincial dos Dinossauros) e de Saskatchewan. Em 2010, Nicholas R. Longrich criou o gênero após uma reanálise de alguns crânios há muito atribuídos ao chasmossauro. O nome para o animal surgiu depois de um longo dia de trabalho, quando, entre uma cerveja e outra, Longrich brincou para seus colegas com uma denominação tão extravagante quanto a nova espécie, e acabou colando. Surpreendentemente, ao verificar o significado de "mojo" (espécie de amuleto de culturas afro-americanas do início do século XX, frequentemente utilizado para atrair membros do sexo oposto), percebeu que o nome realmente fazia sentido.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Ceratopsia
Família: † Ceratopsidae
Subfamília: † Chasmosaurinae
Gênero: † Mojoceratops
Espécie: † Mojoceratops perifania


© Mundo Pré-Histórico
O tamanho e a semelhança do folho com um coração renderam ao Mojoceratops o apelido de "sedutor"
© Nicholas Longrich/Universidade Yale
© Jakub

Fontes: YaleNewsWikipedia (versão em inglês), História Viva e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.