24 de junho de 2011

Ictiostega, um "peixe" fora d'água

(Atualizado em janeiro de 2014)
© 2006 Raúl Martín

O ictiostega (do grego, "peixe telhado"), um dos primeiros vertebrados terrestres, é um anfíbio que viveu onde hoje é o leste da Groenlândia no final do período Devoniano, de 370 a 365 milhões de anos atrás. Media 1,5 m de comprimento, pesava cerca de 23 kg e alimentava-se de pequenos peixes, outros animais aquáticos e talvez insetos.
Tinha uma pequena barbatana caudal raiada como a de alguns peixes. Seu crânio era plano, com os olhos posicionados em cima, e sua margem posterior formava o opérculo que cobria as brânquias. Porém, eram os pulmões o seu principal meio de aquisição de oxigênio, os quais, juntamente com os membros bem desenvolvidos do ictiostega, o tornavam apto para nadar nas águas rasas de pântanos e lagos, usando os membros dianteiros para se locomover e a cauda para equilibrar. Seu grande tamanho teria feito da locomoção terrestre uma tarefa difícil. Ele se alimentava, reproduzia e criava seus filhotes dentro da água, mas podia sair, rastejando, para tomar sol e se aquecer durante algum tempo. Um estilo de vida que exigia patas, caixa torácica e coluna mais fortes para se sustentar em terra.
Em 1932 o paleontólogo sueco Gunnar Säve-Söderbergh descreveu quatro espécies do gênero, que é intimamente relacionado com o Acanthostega. O número exato de dígitos nas patas dianteiras ainda não é conhecido (nas traseiras eram sete), uma vez que não foram encontrados fósseis da mão.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Amphibia
Subclasse: † Labyrinthodontia
Ordem: † Ichthyostegalia
Família: † Ichthyostegidae
Gênero: † Ichthyostega
Espécies: † Ichthyostega stensioei† I. watsoni† I. eigili† I. kochi

© Mundo Pré-Histórico
A reconstrução atual do esqueleto do ictiostega, feita em 2005, o apresenta com os membros direcionados para trás e indica que sua coluna vertebral tinha uma grande mobilidade dorso-ventral (para cima e para baixo), ao contrário da movimentação lateral característica dos peixes.
Ichthyostega stensioi
© Nobu Tamura
Reconstrução do crânio no Museu Geológico de Copenhague, Dinamarca

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Encyclopӕdia Britannica, Ciência Hoje e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.