27 de março de 2011

Plateossauro

O Plateosaurus engelhardti ("lagarto plano") viveu há 235 milhões de anos, durante o período Triássico, na Europa, mais especificamente na Alemanha, França, Suíça e Inglaterra. Pertencia a família dos prossaurópodes, ou seja, era um ancestral dos saurópodes. 
Este animal pesava aproximadamente 4 toneladas e media cerca de 8 metros de comprimento. Quando um Plateosaurus ficava em pé, apoiando-se somente nas patas traseiras, podia chegar à uma altura de 5 metros.
As pernas traseiras do Plateosaurus eram longas e grossas, ou seja, não permitia que o dinossauro corresse muito rápido. O animal possuía cinco dedos nas patas, sendo o quinto, muito pequeno. A pélvis do Plateosaurus era curta, porém seus músculos da perna eram muito fortes.
Uma característica do Plateosaurus era sua cabeça pequena, longa e chata. A mandíbula inferior do animal se curvava para baixo, assim como a parte da frente de seu focinho, isso dava ao Plateosaurus uma aparência "sorridente".
Devido ao crânio do Plateosaurus ser extremamente leve, ele só conseguia comer plantas macias, para comer plantas mais consistentes, o crânio e a mandíbula do animal teriam de ser mais pesados. O Plateosaurus foi o dinossauro dominante na Alemanha, durante o período Triássico. Segundo cientistas, de todos os fósseis do período Triássico encontrados na Alemanha, 75% são de Plateosaurus.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Saurischia
Família: Plateosauridae
Gênero: Plateosaurus
Espécie: Plateosaurus engelhardti
Fonte: Avph, Wikipédia e HowStuffWorks.
Imagens: Répteis Terríveis e Avph.                                                                                          

2 comentários:

  1. Olá!
    Esse site me ajudou muito na minha pesquisa...É um site muito bom e informativo!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.