13 de março de 2011

Período Cretáceo

A imagem mostra a variedade de animais na América do Norte, incluindo o Maiasaura (canto inferior esquerdo), o Tarbosaurus (canto superior direito) e Pteranodons (no topo). Em primeiro plano, vemos uma das primeiras plantas com flores e um dos primeiros parentes dos mamíferos.
O Cretáceo foi o terceiro período da era Mesozoica e durou de 135 milhões a 65 milhões de anos. Sucedendo o período Jurássico de sua era e precedendo o Paleogeno da era Cenozoica, o Cretáceo é dividido nas épocas Cretácea Inferior e Cretácea Superior, em ordem da mais antiga para a mais recente. O nome Cretáceo se deve às rochas calcárias encontradas principalmente na Europa que datam dessa época.
© Mundo Pré-Histórico
Os continentes se quebraram em pedaços para formar os continentes de hoje. Madagascar e Índia separaram-se da Gondwana e moveram-se para o norte, em direção às suas atuais localizações. A Laurásia foi coberta por grandes mares interiores.
Os dinossauros chegaram ao ápice de sua evolução, e mais da metade das espécies conhecidas viveram esse período. Mas o fim da era Mesozoica foi marcado pela extinção desses répteis e de 60% de toda a vida no planeta. Acredita-se que essa extinção em massa ocorreu por causa da queda de um asteroide no Golfo do México e suas consequências.
As plantas com flores proliferaram durante o Cretáceo, surgiram mamíferos placentários e plantas rasteiras, como a grama. Com o desaparecimento dos dinossauros, os mamíferos e as aves se desenvolveram, alguns tornando-se os gigantes que viriam dominar o Cenozoico.
Tyrannosaurus (em primeiro plano), Parasaurolophus e Triceratops (em segundo plano) e Pteranodon (no topo)
© Kim Thompson
Velociraptor (em primeiro plano), Oviraptor (em azul), Centrosaurus (à direita)
© Kim Thompson
Fontes: Wikipédia e Enciclopédia dos dinossauros e da vida pré-histórica.

3 comentários:

  1. Anônimo3/1/16

    Muito bom! Tem página no "Facebook"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não. Me dedico a fazer atualizações aqui apenas.

      Excluir
    2. Anônimo11/3/17

      e mesmo esta muito bom!!!!!!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.