27 de fevereiro de 2011

Período Jurássico

O Jurássico foi o segundo período da era Mesozoica e durou de 203 a 135 milhões de anos atrás. Sucedendo o período Triássico e precedendo o Cretáceo, ambos de sua era, o Jurássico é dividido nas épocas Jurássica Inferior, Jurássica Média e Jurássica Superior, em ordem da mais antiga para a mais recente. O nome Jurássico se deve às montanhas Jura, dos Alpes Franceses, que contêm grande quantidade de rochas dessa época.
© Mundo Pré-Histórico
Ainda no fim do Triássico, o nível do oceano se elevou e cobriu as terras mais baixas, dividindo o continente Pangeia em Laurásia e Gondwana, além de formar o Oceano Atlântico Central. Com o aumento das áreas litorâneas, a umidade vinda do mar chegava mais adentro nos continentes. Esse clima quente e úmido favoreceu a maior diversificação das florestas, surgindo plantas cicadáceas e as primeiras com flores.
Havia répteis em terra, os dinossauros, agora mais desenvolvidos; no ar, os pterossauros; e na água, os plesiossauros. Apareceram as primeiras aves e mamíferos marsupiais. No mar viviam também crocodilos marinhos, tubarões, ictiossauros, amonites e crustáceos.
Fonte: Wikipédia.

15 comentários:

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.