28 janeiro 2011

Tempo geológico


O tempo geológico é a divisão da história da Terra em éons, eras, períodos, épocas e idades. Representa o espaço de tempo desde a formação do planeta, há 4,6 bilhões de anos, até a atualidade, baseando-se nos grandes eventos geológicos.
Essa linha do tempo ajuda a compreender como e quando aconteceram as transformações no planeta, bem como entender melhor a evolução dos seres vivos. Os cientistas ainda não chegaram a um consenso exato sobre a escala do tempo geológico, e existem muitas versões.

26 janeiro 2011

Avaceratope

© Tuomas Koivurinne

Atualizado em agosto de 2013

O avaceratope ("rosto com chifres de Ava") viveu durante o período Cretáceo, de 80 a 70 milhões de anos atrás. De tamanho pequeno, chegava a cerca de 1 m de altura, 2,5 m de comprimento e 1 t. O avaceratope provavelmente vivia em bandos nas planícies norte-americanas.

17 janeiro 2011

Saichania

Crédito: (autor desconhecido)

Atualizado em julho de 2014

    O Saichania (cujo nome significa "belo" em mongol) viveu no período Cretáceo, há 80 milhões de anos, na Mongólia, Ásia. Media até 6,6 m de comprimento e pesava 4 toneladas. Seus dentes eram pequenos e adequados a uma dieta de plantas macias, que cresciam em um habitat quente e árido: o deserto de Gobi.

13 janeiro 2011

Coritossauro, o dinossauro com elmo

Corythosaurus casuarius
© 2011 Vlad Konstantinov

Atualizado em março de 2015

    O coritossauro (do grego "lagarto com elmo") é um dinossauro hadrossaurídeo do final do período Cretáceo, que viveu entre 77 e 75,7 milhões de anos atrás, nas áreas litorâneas e pantanosas do oeste da América do Norte. Possuía um bico córneo muito raso, com o qual mastigava agulhas de pinheiros, sementes, ramos, folhas e frutos. Media 9 m de comprimento e pesava 4 toneladas.

08 janeiro 2011

Prenocéfalo

Prenocephale prenes
© 2012 Tuomas Koivurinne

Atualizado em abril de 2015

    O prenocéfalo (nome do latim "cabeça inclinada") viveu na Ásia no final do período Cretáceo, entre 83 e 66 milhões de anos atrás. Media 2,4 m de comprimento e pesava 130 kg. Alimentava-se de folhas e frutos, talvez insetos também.