18 de abril de 2010

Estiracossauro

(Atualizado em agosto de 2013)
© 2008 Raúl Martín

O estiracossauro ("lagarto com espigões") é um dinossauro que habitou o Canadá e os Estados Unidos entre 75 e 70 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo. Media em torno de 5,5 m de comprimento e 1,8 m de altura, pesando 3 toneladas.
Recebeu esse nome devido aos longos espinhos que ladeavam seu folho, que talvez servissem para intimidar adversários e se exibir na época de acasalamento, embora a função de defesa ficasse por conta do gigantesco chifre nasal, um dos maiores entre os dinossauros de seu grupo (cerca de 60 cm). As aberturas (fenestras) no adorno ósseo garantiam mais leveza à cabeça enorme e, em vida, eram cobertas por pele e músculos.
De pernas e cauda curtas, corpo volumoso e capacidade de atingir velocidades relativamente altas, o estiracossauro vivia em bando, se alimentando de samambaias, cicadáceas, palmeiras e até derrubando árvores maiores para arrancar suas folhas e galhos com o forte bico córneo. Foi descoberto no Parque Provincial dos Dinossauros, no Canadá, e nomeado por Lawrence Lambe em 1913.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: † Ornithischia
Subordem: † Cerapoda
Infraordem: † Ceratopsia
Família: † Ceratopsidae
Subfamília: † Centrosaurinae
Gênero: † Styracosaurus
Espécie: † Styracosaurus albertensis


© Mundo Pré-Histórico


© Sergey Krasovskiy

Fontes: Wikipedia (versão em inglês), Enchanted Learning Software e About.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.