21 de fevereiro de 2010

Alioramo

Encontrado na Mongólia no ano de 1976, o Alioramus remotus, A. altai ("ramo diferente") foi um predador de porte médio que media de 5 a 6 m de comprimento e pesava 700 kg, segundo estimativas. Por não ser muito pesado, o Alioramus era um dinossauro veloz, que perseguiria suas presas dando-lhes mordidas e cabeçadas. Além da Mongólia ele foi encontrado também na China e na Rússia. Viveu no período Cretáceo Superior, entre 70 e 65 milhões de anos.
O Alioramus remotus é conhecido por um crânio parcial e três metatarsos (ossos longos do pé) de um sedimento mongol. Foi batizado pelo paleontólogo russo Sergei Kurzanov, em 1976. Já o Alioramus altai, nomeado e descrito pelo americano Stephen Brusatte e seus colegas em 2009, é conhecido por um esqueleto mais completo.
Era bípede e seus dentes afiados indicam que ele alimentava-se de outros animais. Uma de suas principais características são as cinco cristas no alto da cabeça. Mesmo tendo o crânio menor que o de outros tiranossaurídeos, o Alioramus possuía mais dentes que os outros membros da família. Seus fósseis são de indivíduos jovens, por isso não se sabe ao certo o tamanho de um Alioramus adulto, porém era menor que o Tyrannosaurus e o Tarbosaurus.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infraordem: Tetanurae
Família: Tyrannosauridae
Gênero: Alioramus

Um comentário:

  1. Achei muito interessante o seu blog, ainda masi q é sobre um dos assuntos que eu mais gosto!!!
    Visite o meu tbm:
    http://eumeamomrrisadinha.blogspot.com/
    Valeu!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.