3 de agosto de 2009

Saurísquios (Saurischia)

Os dinossauros com "cintura pélvica de lagarto", chamados saurísquios, eram um dos dois grandes grupos de dinossauros, além dos ornitísquios. As características-chaves dos saurísquios compreendem um pescoço alongado, o segundo dedo da mão longo e cavidades nos ossos que abrigavam sacos preenchidos de ar conectados com os pulmões.
saurísquios primitivos tinham um osso púbico que apontava para a frente, como em outros amniotas - grupo de tetrápodes (vertebrados com membros) que possuíam sacro com duas vértebras. Essa foi uma característica primitiva herdada dos mais antigos dinossauros ancestrais dos saurísquios.
Os saurísquios abrangem grupos especializados tanto para o estilo de vida herbívoro quanto para o carnívoro. Eles sobreviveram ao evento de extinção do final do Cretáceo na forma de aves. As mãos flexíveis e os ossos preenchidos de ar dos dinossauros saurísquios permitiram que eles se tornassem caçadores eficientes e velozes. Os primeiros terópodes, tais como os ceratossaurídeos, tinham corpos e caudas mais flexíveis do que os últimos saurísquios. Os tetanuros desenvolveram caudas mais rígidas, que os auxiliavam a mudar de direção quando corriam. Nos celurossauros, importantes músculos da coxa tornaram-se ligados às cinturas pélvicas, mais do que à cauda, que se tornou curta e leve. As penas desenvolveram-se em celurossauros, talvez para mantê-los aquecidos. Penas maiores nas mãos e nos braços ajudariam os manirraptores a controlarem a direção quando saltavam, e assim pode ter se originado o voo das aves.


Classificação
(Clique na imagem para ampliá-la)
Todos os dinossauros saurísquios originalmente tinham uma mão com um polegar oposto capaz de agarrar e o segundo dedo alongado. Os saurísquios agrupam-se em dois grupos principais - os sauropodomorfos e os terópodes.
Os terópodes têm três dedos no pé para sustentar o seu peso, já que o primeiro dedo não alcança o chão. O dedo do meio - o maior dígito - sustentava a maior parte do peso do corpo. Terópodes primitivos chamados ceratossaurídeos prosperaram no Triássico. Os terópodes incluem também os tetanuros.
Tetanuros têm em comum a presença de uma mão com três dedos. Tetanuros primitivos incluíam espinossauros, megalossauros e alossauros. Eles foram predadores terrestres dominantes nos ecossistemas durante a maior parte do Jurássico e no Cretáceo. Tetanuros incluem também os celurossauros.
Os celurossauros desenvolveram-se cedo no Jurássico e, consequentemente, tornaram-se os terópodes de maior êxito. Estudos recentes mostram que os tiranossauros foram celurossauros cujos membros anteriores tornaram-se dramaticamente reduzidos em comprimento. Os celurossauros incluem também os ornitomimídeos e manirraptores.
Um osso do pulso incomum em forma de meia-lua permitiu aos manirraptores mexer suas mãos rapidamente, fechando os dedos e as garras ao contato com a presa. Essa ação, provavelmente, desenvolveu-se em formas predadoras, mas ela foi retida pelas aves e modificada para o uso no voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.