27 de abril de 2009

Conhecendo os dinossauros

Os dinossauros dominaram toda a era Mesozoica, tornando-a conhecida por Era dos Dinossauros. Ela era durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás, mas os dinossauros apareceram somente há 220 milhões de anos. Os primeiros eram pequenos, do tamanho de cachorros, entretanto evoluíram para gigantes de até 25 m de altura.
Existiram dinossauros muito variados, como os carnívoros bípedes, os enormes de pescoço comprido, os com "bico de pato" e crista na cabeça, os encouraçados e cheios de espinhos, os herbívoros de chifres e escudos ósseos e os de cabeça espessa. Ao contrário do que muitos pensam, dinossauros eram apenas animais terrestres, e não incluíam pterossauros e répteis marinhos.
Os milhares de tipos desses enormes animais alimentavam-se de carne, frutas, brotos, raízes, gravetos, sementes, insetos e até ovos, dependendo da espécie. Alguns eram mais lentos ao andar por causa do peso, mas todos colocavam ovos, já que eram répteis.
© Ivan Stalio
No final do Cretáceo, uma extinção em massa acabou com os dinossauros. A melhor explicação para as causas dessa extinção é a teoria do asteroide que teria caído no Golfo do México há 65 milhões de anos, entre várias hipóteses. Apesar disso, os descendentes dos dinossauros, as aves, sobreviveram até hoje. Elas evoluíram dos dinossauros carnívoros que possuíam penas, próximos ao velocirraptor. Tudo o que sabemos hoje sobre dinossauros foi descoberto através do estudo de fósseis.
Diferentes de todos os animais descobertos até então, eles foram chamados de "dinossauros" por Richard Owen em 1842 (veja Qual foi o primeiro dinossauro descoberto?). A palavra dinossauro significa "lagarto terrível", do grego deinos, "terrível", e sauros, "lagarto". Hoje sabemos que não se pareciam tanto com lagartos e que em grande parte eram animais pacíficos.
Os dinossauros são criaturas fascinantes que despertam a curiosidade de muitos, tanto que já apareceram em muitos filmes, documentários, jogos e livros.
© John Sibbick

Um comentário:

  1. sempre quando se fala de dinossauros é interessante, e isso me fascina, valeu pelas informações

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários inapropriados ou ofensivos não serão publicados.
Críticas e sugestões são bem-vindas.