17 março 2009

Carnotauro, o touro carnívoro

© Raúl Martín

Atualizado em janeiro de 2017

O carnotauro (do latim "touro carnívoro") é um dinossauro terópode que viveu na América do Sul no final do período Cretáceo, de 72 a 70 milhões de anos atrás. Media em torno de 8 m de comprimento, 3 m de altura e pesava cerca de 1,5 tonelada. Membro tardio do grupo dos abelissaurídeos, o carnotauro é parente próximo do majungassauro e do aucassauro.
Era um predador altamente especializado e distinto, bem adaptado para correr (talvez um dos mais rápidos entre os grandes terópodes). Poderosos músculos da cauda eram conectados às coxas, conferindo potência e velocidade em cada passo. Uma curiosidade, porém, é que tal estrutura não lhe permitia mudanças bruscas de direção.
O carnotauro tinha uma estrutura corporal leve, pernas longas e delgadas, braços vestigiais minúsculos e uma cabeça curta, apoiada em um pescoço musculoso. Além disso, possuía um par de chifres espessos sobre os olhos, algo incomum para um dinossauro carnívoro. Acredita-se que o carnotauro usava esses chifres, que eram achatados na parte superior, durante as brigas com rivais, aplicando leves empurrões com a cabeça.
Embora seja conhecido por um único esqueleto fossilizado, o carnotauro é um dos terópodes do Hemisfério Sul mais bem compreendidos. O esqueleto incrivelmente bem conservado, descoberto em 1984, foi desenterrado na província argentina de Chubut. Extensas impressões de pele preservadas junto a ele revelam um mosaico de pequenas escamas poligonais, entremeadas por fileiras de protuberâncias ao longo dos flancos do animal.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: † Abelisauridae
Tribo: † Carnotaurini
Gênero: † Carnotaurus
Espécie: † Carnotaurus sastrei

© Mundo Pré-Histórico
Reconstrução de carnotauro no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, Califórnia, EUA.
© Sergey Krasovskiy

22 comentários:

  1. ele era originário de onde?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns belo canal, bem feito e com muita informação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! poderia me indicar algum material para fundamental 1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem vários livros e sites sobre dinossauros voltados para crianças. Vou deixar alguns links abaixo:

      https://www.smartkids.com.br/trabalho/dinossauros

      https://escolakids.uol.com.br/dinossauros.htm

      https://iguinho.com.br/canalnatureza/dinossauros.html

      Excluir
  4. Oi Felipe gostei muito de suas explicações sou muito fã do seu canal

    ResponderExcluir
  5. Eis o dinossauro que disputa com o T-rex para ver quem tem os braços mais ridiculamente engraçados e pequenos kkk.

    ResponderExcluir
  6. Raptor estudioso22/10/20

    Muito bom seu blog Felipe!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Olá Felipe, seu artigo foi de grande ajuda, pois fala sobre o único esqueleto encontrado do Carnotauro. Você sabe, onde se encontra atualmente os fósseis dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber, Alexsander! O esqueleto original do carnotauro encontra-se no Museu Argentino de Ciências Naturais Bernardino Rivadavia, em Buenos Aires, mas réplicas podem ser vistas em outros museus ao redor do mundo.

      Excluir
    2. vocés são fixes

      Excluir
  8. Olá 👋 . Você deveria mencionar que o carnotauro tinha seus grandes olhos levemente voltados para a frente , porém tinha um ponto cego abaixo de seu " nariz " . Deveria mencionar também sobre o seu quarto dedo , que não passava de um espinho e sua blindagem típica de abelissaurídeos que o protegia de inimigos . Aliás , quais eram os outros predadores de sua época que competiam com ele 🙂 ? Espero ter ajudado 🙂 !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fauna da formação onde o carnotauro foi descoberto inclui também outro abelissaurídeo e um terópode indeterminado. Não sei de outros predadores de regiões próximas que viveram na mesma época.

      Excluir
    2. Que maneiro ! Agradeço a atenção ! Que terópodes eram esses ? Você poderia mandar um link , se possível 😁 ? Fiquei curioso , ainda sobre o terópode indeterminado 😯 .

      Excluir
    3. Infelizmente, os paleontólogos não conseguiram identificá-los além disso.

      Excluir
    4. Que pena , Felipe ! Só nos resta usar a a imaginação ! ¯\_(ツ)_/¯

      Excluir
    5. Douglas Souza26/1/22

      Esse terópode não seria um Svorpiovenator? Ele é um abelisaurideo argentino

      Excluir
    6. Não, o Skorpiovenator foi encontrado em rochas mais antigas, de mais ou menos 95 milhões de anos.

      Excluir
    7. Bora chamar ele de Eoskorpiovenator 🤣🤣🤣 . Agora , mudando de assunto , eu encontro cada vez mais evidências do ápice dos abelissaurídeos , comprovando serem substitutos dos Carcharodontosauria . Apesar de a maioria das espécies não passarem de 10 metros , temos inúmeras evidências , através de pegadas e restos não-formalmente descritos , de grande abelissauros : na África , temos " Terástosaurus " , " Titanovenator " , um " Ekchrinatosaurus " grande e o Abelissauro dos Leitos Kem Kem , todos medindo mais de 11 m ; no Brasil , temos pelo menos duas evidências , através de pegadas e uma pré-maxila , de grandes abelissauros . Eu acho que os fósseis não-descritos deveriam receber mais atenção , já que trazem indicações muito interessantes 🙂 ! Baseado nos diversos restos publicados , eu estimo um total de cerca de 20 táxons ainda não nomeados e que atingiam tamanhos comparáveis ao de um T-rex . Eles oscilam entre Megalosauridae , Abelisauria , Allosauroidea e " Bahariasauridae " ( este último muito obscuro ) . Daí vem a minha pergunta : poderia fazer uma postagem sobre isso ? Se quiser eu até posso ajudar , colocando alguns links . Grato desde já 😀👍 !

      Excluir
    8. Pegue estes dentes aqui como um exemplo do que estou falando . Estou te dizendo , daria uma rica postagem , ainda mais levando em conta que poucos reúnem informações sobre o assunto 😀 !
      "Sciency Thoughts: A Megatheropod tooth from the Early Cretaceous of Guanxi Province, China." http://sciencythoughts.blogspot.com/2014/05/a-megatheropod-tooth-from-early.html

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.