11 março 2009

Amargassauro, um saurópode com espinhos

© Luis V. Rey

Atualizado em maio de 2014

 O amargassauro ("lagarto de La Amarga") é um dinossauro saurópode do período Cretáceo, que viveu de 130 a 112 milhões de anos atrás, na região da Argentina. Pequeno para um saurópode, chegava a 10 m de comprimento, 4 m de altura e 2 toneladas.
    Seu pescoço de 2,4 m também é proporcionalmente curto para os padrões saurópodes. Não se conhece todo o crânio, mas, baseando-se em outros dicraeossaurídeos, provavelmente teve um amplo focinho cavalar equipado com dentes em forma de prego. As narinas se localizavam acima dos grandes olhos. No entanto, o que mais chama a atenção no amargassauro são as duas fileiras paralelas de espinhos extremamente altos que ostentava sobre o dorso.
    Esses espinhos, prolongamentos das vértebras, chegavam a 60 cm e podem ter apoiado um par de velas de pele. Velas semelhantes são encontradas em dinossauros não relacionados como o espinossauro e o ouranossauro. Há uma variedade de hipóteses para a função delas, incluindo defesa (fazê-lo parecer maior para os predadores), comunicação visual com outros da espécie e termorregulação (aumentando a superfície de absorção ou dissipação de calor). Seu parente dicreossauro também tinha espinhos como esses, embora menores.
  O nome Amargasaurus foi cunhado em 1991, pelos paleontólogos argentinos Leonardo Salgado e José Bonaparte, porque os fósseis foram encontrados na formação geológica de La Amarga, província de Neuquén, na Argentina. O animal é conhecido a partir de um esqueleto relativamente completo, descoberto em 1984.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: † Sauropodomorpha
Infraordem: † Sauropoda
Família: † Dicraeosauridae
Gênero: † Amargasaurus
Espécie: † Amargasaurus cazaui

© Mundo Pré-Histórico
Alguns dos espinhos que projetavam-se sobre o pescoço, as costas e parte da cauda do amargassauro podem ter suportado velas de pele.
© Sergey Krasovskiy
Reconstrução do esqueleto montada no Museu de Melbourne, Austrália.

Fontes: Melbourne MuseumWikipedia (versão em inglês) e About.com.

9 comentários:

  1. meu sauropode predileto

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1/2/18

    Ele é um dos menores sauropodes né

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele não é dos maiores, mas também não é o menor.

      Excluir
    2. Esatamente, o menor é o magyarossauro que tinha o tamanho de um ponei.

      Excluir
  3. Boa noite , Felipe ! Tempo que não passo aqui , né ? Primeiramente , sua postagem é incrível expõe informações detalhadas sobre o dinossauro , parabéns pelo trabalho ! E falando sobre os menores sauropodes , conhece o ondenossauro ? Ele é um dos menores sauropodes ( de acordo com meu livro ) , mas eu não achei informação alguma dele 😢 . Por acaso esse gênero não existe mais , foi reclassificado como outra espécie ? Desde já agradeço pela paciência 🙏😃 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorenzo, muito obrigado! Que bom que voltou! Você não deve estar encontrando nada por causa da grafia aportuguesada. O nome científico dele é Ohmdenosaurus. Experimente pesquisar deste jeito.

      Excluir
    2. Consegui encontrar , funcionou direitinho ! Obrigado !!! 😀

      Excluir
  4. Felipe qual o sauropode mais antigo conhecido ou um dos mais antigos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu menciono isso na postagem "Saurópodes". São eles Antetonitrus e Vulcanodon.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.