04 fevereiro 2009

Dilofossauro, o dinossauro com duas cristas

Dilofossauros atacando um sauropodomorfo.
© Franco Tempesta

Atualizado em fevereiro de 2019

    O dilofossauro ("lagarto de duas cristas", do grego di, "dois", lophos, "crista", e sauros, "lagarto") é um dinossauro terópode que viveu na América do Norte no início do Jurássico, há cerca de 193 milhões de anos (idade Sinemuriana). Com até 7 m de comprimento e 400 kg, foi um dos primeiros dinossauros predadores de porte grande a surgir, embora fosse menor que terópodes posteriores. Ainda hoje, é um dos mais bem preservados terópodes do Jurássico Inferior.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman, 2019)

    Ele caracteriza-se, principalmente, por um par de cristas altas e arredondadas sobre a cabeça, cuja função exata é desconhecida. Elas eram fracas demais para terem sido usadas em lutas, mas podiam servir para reconhecimento da espécie e seleção sexual. O dilofossauro tinha um corpo esbelto e leve, braços fortes, pescoço alongado e uma cabeça proporcionalmente grande, mas delicada, com um focinho estreito. Seus pés eram longos e robustos, com três grandes dedos com garras e um primeiro dedo que não tocava o chão; as mãos contavam com quatro dedos: o primeiro era mais curto e entroncado, com uma grande garra, os dois seguintes eram mais longos, e o quarto, vestigial.
    Seus dentes eram longos, finos, curvos e serrilhados, maiores na maxila superior, a qual possuía uma chanfradura abaixo das narinas. O dilofossauro provavelmente se alimentava de pequenos animais e peixes, mas pode também ter caçado presas grandes como prossaurópodes. Devia crescer rápido, atingindo, na primeira idade, uma taxa de crescimento de 30 a 35 kg por ano.
    Três esqueletos de dilofossauro foram descobertos no norte do Arizona, EUA, em 1940. Contudo, eles foram atribuídos, em 1954, a uma nova espécie do gênero Megalosaurus, nomeada como Megalosaurus wetherilli por Samuel P. Welles. Dez anos depois, Welles encontrou um esqueleto maior e, percebendo que este possuía cristas, classificou o animal no novo gênero Dilophosaurus em 1970, como Dilophosaurus wetherilli. Outros espécimes foram achados posteriormente, incluindo indivíduos jovens. Várias marcas e pegadas fossilizadas, também descobertas na Formação Kayenta, no Arizona, podem ter sido produzidas por dilofossauros. Um dinossauro com cristas chinês, antes considerado uma espécie de dilofossauro, foi movido para o gênero Sinosaurus.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Clado: Neotheropoda
Família: †Dilophosauridae
Gênero: †Dilophosaurus
Espécie: †Dilophosaurus wetherilli

Reconstrução de dilofossauro no Museu Real Tyrrell, em Drumheller, Canadá.
© Sergey Krasovskiy
Réplica do crânio de um dilofossauro, que sozinho podia medir 59 cm.

18 comentários:

  1. Anônimo20/6/15

    O dilofossauro nunca cuspiu veneno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Esta é apenas mais uma das várias invenções mirabolantes do cinema quando o assunto é dinossauros!

      Excluir
    2. Anônimo25/5/21

      Você faz melhor, então?

      Excluir
    3. ele falou no sentido estranho

      Excluir
  2. O dilofossauro é o meu dinossauro favorito!
    Faz um sobre o dracovenator, um parente africano do dilofossauro.
    Desde já, agradeço!

    ResponderExcluir
  3. Felipe, poderia colocar as novas informações sobre o dilofossauro, já que chegaram novos estudos sobre esse terópode, aliás, ele recebeu uma bela repaginada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, legal. Vou dar uma olhada!

      Excluir
    2. você viu os novos estudos? Sinceramente, o animal ficou mais fascinante do que já era!

      Excluir
    3. Sim, muito da hora! Como disseram os pesquisadores, o verdadeiro dilofossauro teria devorado a versão do filme Jurassic Park no café da manhã, kkk!

      Excluir
    4. exato, kkk! Essa ilusão de que ele se alimentava de animais pequenos pois não era tão forte e tinha uma mordida fraca foi desfeita. A paleontologia me mostra cada uma viu, kkk!

      Excluir
    5. Anônimo17/3/23

      Gente,o dilofossauro é meu dinossauro favorito igualmente com os mapussauros,adoraria saber novas informações por que gosto muito dele,vamos ver se ele ganha do mapussauro agora!

      Excluir
  4. Mas você esqueceu de mensionar a epoca que vivel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esqueci, não! Está ali em cima (Jurássico Inferior). Só acrescentei agora a idade em que ele viveu.

      Excluir
  5. Vc tem alguma rede social em que eu poderia lhe mandar alguns desenhos, eu gosto de desenhar dinossauros, estou tentando fazer um Acrocantossauro, além do Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você pode mandar pelo Messenger, através do Facebook.

      Excluir
  6. pode falar sobre o veneno do dilofossauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dilofossauro não possuía veneno! Isso foi criado para o filme Jurassic Park. Ao menos não existem motivos para a gente achar que ele era venenoso. O dilofossauro já era um predador bem adaptado para caçar e não precisaria de nenhum outro artifício com esse fim.

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.