20 novembro 2015

Megalossauro, o dinossauro número um

Megalossauro persegue o pequeno herbívoro nanossauro.
© Todd S. Marshall, 2011

    Megalosaurus ("grande lagarto", em grego) é um gênero de dinossauro terópode de meados do Jurássico. Viveu de 181 a 166 milhões de anos atrás, no sul da Inglaterra, e destaca-se por ter sido o primeiro dinossauro descrito pela Ciência. Estimativas para o seu tamanho variam em torno de 9 m de comprimento, 3 m de altura e 1 tonelada.

© Mundo Pré-Histórico

    Em geral, o megalossauro tem o típico porte de um terópode grande. Era bípede e usava a longa cauda horizontal para balancear o corpo. As pernas eram fortes e compridas, enquanto os braços, relativamente curtos, mas excepcionalmente robustos. Seu crânio grande guardava uma série de dentes longos e curvos, próprios para cortar a carne das presas. A julgar pelo período em que viveu, o megalossauro pode ter predado herbívoros europeus como estegossauros e saurópodes. Porém, como nenhum esqueleto completo foi descoberto até o momento, muito sobre suas características e seu comportamento não é claro.
    O megalossauro marcou o início das descobertas sobre os dinossauros. No começo do século XIX, William Buckland adquiriu um pedaço de uma mandíbula com dentes, publicando seus estudos sobre o fóssil em 1824. Chamou-o de "grande lagarto", após anos de discussões com outros cientistas para decidirem a que tipo de ser vivo o achado pertencera - vale lembrar que até então o homem nem imaginava a existência dos dinossauros. Em 1842, Megalosaurus foi um dos três grandes répteis extintos utilizados por Richard Owen como base para criar o clado Dinosauria. (Leia mais sobre a descoberta do megalossauro na postagem Qual foi o primeiro dinossauro descoberto?)

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Megalosauridae
Subfamília: †Megalosaurinae
Gênero: †Megalosaurus
Espécie: †Megalosaurus bucklandii

Fósseis de megalossauro reunidos no Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Reino Unido, incluindo a mandíbula original identificada por Buckland em 1824.
© Raúl Martín, 2005

Fontes: Mental FlossPrehistoric Wildlife e Wikipedia.

7 comentários:

  1. Ótimo artigo me ajudou muito ✌

    ResponderExcluir
  2. Douglas Souza23/11/19

    Hoje é até engraçado ver as primeiras reconstruções do megalossauro,mas serve pra a gente ver como o avanço das pesquisas nos ajuda a entender mais essas criaturas incríveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Douglas. A Ciência não é um conjunto de respostas prontas, mas uma disciplina que nos instiga a questionar e que aos poucos vai sendo aprimorada.

      Excluir
  3. renato pontes6/7/21

    meu deus, nas primeiras reconstruções parecia alguma espécie de sinápsido, pra ver como a ciência evolui!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.