05 dezembro 2013

Gonfotério, um "elefante" de quatro presas

Crédito: Charles R. Knight, 1901 / Museu Americano de História Natural

    O gonfotério ("besta fundida") é um proboscídeo extinto que alcançava 3 m de altura, 4 toneladas e quase 4 m de comprimento. Habitou a Eurásia, a África e as Américas, entre 15 e 5 milhões de anos atrás, do Mioceno ao Plioceno.

© Mundo Pré-Histórico

    Com uma forte semelhança ao elefante de hoje, o gonfotério tem, no entanto, quatro presas: duas na maxila superior e duas na mandíbula prolongada. Além disso, o que o diferencia é que as presas superiores são recurvadas para baixo e cobertas por uma camada de esmalte. As menores (inferiores) são paralelas e em forma de pá, provavelmente usadas para desenterrar comida na lama. O gonfotério viveu em pântanos ou lagos, procurando vegetação aquática com elas, e, embora tivesse menos molares, estes eram mais eficientes com seus cumes altos. Acredita-se que possuía uma tromba curta por causa do perfil baixo e alongado do crânio. 
    Um esqueleto completo de gonfotério foi encontrado em Mühldorf, na Alemanha, em 1971. Centenas de espécimes também foram achados na França, na Áustria, nos Estados Unidos, no Paquistão, no Quênia, na Bósnia-Herzegovina, no Chile e no Panamá. A razão para tamanha difusão pelo mundo é que o gonfotério emigrou da América do Norte quando uma queda do nível do mar criou pontes de terra que lhe permitiram chegar a outros continentes.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: †Gomphotheriidae
Gênero: †Gomphotherium
Espécies: †Gomphotherium anguirvalis, †G. angustidens, †G. annectens, †G. brewsterensis, †G. calvertense, †G. connexus, †G. nebrascensis, †G. obscurum, †G. osborni, †G. productum, †G. rugosidens, †G. simplicidens, †G. willistoni e †G. wimani

Gomphotherium angustidens no Museu Seckenberg de Frankfurt, Alemanha.
© Sergio Pérez
© Lukas Large, 2012

Fontes: Prehistoric Wildlife, ThoughtCo e Wikipedia.

7 comentários:

  1. Assim como eu disse lá na postagem do amebelodonte, poderia colocar umas aspas no nome elefante, já ele também era um elefante

    ResponderExcluir
  2. Feipe, você poderia falar do Notiomastodon?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estarei aguardando ansioso por esse proboscídeo brasileiro. 😁

      Excluir
  3. Anônimo3/1/24

    A História tem que ser reescrita.
    Ramayana tem 1,6 milhão de anos?
    O elefante de quatro presas também conhecido como Gomphotheres. Em 1837 seus fósseis foram encontrados por zoólogos alemães. de acordo com pesquisas, essas criaturas vagavam pela Terra há 1,6 milhão de anos.
    Valmiki Ramayana, Sundar Kaand diz, Hanuman quando entrou em Lanka, ele vê Rakshasha e elefantes com quatro presas guardando os palácios de Ravan. Portanto, o Ramayana é a única prova de texto antigo dos Gomphothers. Se os Gomphothers tivessem 1,6 milhão de anos, imagine quantos anos tem o nosso Ramayana?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.