08 fevereiro 2009

Albertossauro

Um trio de albertossauros, ao lado de um crânio de paquirrinossauro.
© Frank Lode

Atualizado em fevereiro de 2020

    O albertossauro ("lagarto de Alberta") é um dinossauro terópode que viveu no oeste da América do Norte no final do período Cretáceo, entre as idades Campaniana e Maastrichtiana, de 76 a 68 milhões de anos atrás. Mesmo sendo um pouco menor que seu primo tiranossauro, devia localizar-se no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema, medindo até 10 m de comprimento, 3,35 m de altura e pesando cerca de 2 toneladas.

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Gregory S. Paul)

    Como tiranossaurídeo, era um predador bípede, com braços curtos de dois dedos, dezenas de grandes dentes afiados e uma cabeça massiva equilibrada por uma longa cauda. Acima dos olhos havia duas pequenas cristas ósseas, que podem ter tido, em vida, cores vibrantes para atrair parceiros. Os dentes possuíam sulcos em sua superfície que ajudavam a evitar que rachassem quando submetidos a grandes tensões, como quando o animal arrancava pedaços de carne de uma presa. O parente mais próximo do albertossauro é o gorgossauro; ambos tinham uma estrutura mais esguia do que outros tiranossaurídeos, com crânios proporcionalmente menores e pernas mais compridas. Os indivíduos jovens de albertossauro cresciam a uma taxa acelerada na fase de 12 a 16 anos de idade, após a qual iniciava-se a maturidade sexual, embora continuassem a crescer, em um ritmo mais lento.
    O albertossauro foi nomeado por Henry Fairfield Osborn, em 1905, juntamente com o tiranossauro. A espécie, aparentemente, esteve restrita à região de Alberta, província canadense fundada naquele mesmo ano. Desde sua descoberta, em 1884, fósseis de mais de 30 indivíduos já foram recuperados, fornecendo informações detalhadas sobre sua anatomia. A descoberta de 26 indivíduos, com idades variadas, em um mesmo local, sugere que o albertossauro vivia em bandos e permitiu que os cientistas estudassem seu desenvolvimento e genética populacional. Um total de 1.128 ossos de albertossauro já foram encontrados, a maior concentração de fósseis para um terópode de grande porte do Cretáceo.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Clado: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: Saurischia
Clado: Theropoda
Família: †Tyrannosauridae
Subfamília: †Albertosaurinae
Gênero: †Albertosaurus
Espécie: †Albertosaurus sarcophagus

Exposição do Museu Real Tyrrell de Paleontologia, em Drumheller, Canadá, mostrando um esqueleto de albertossauro sobre sua presa, um einiossauro.
© 2012 Jason R. Abdale

Fontes: FossilEra.comThoughtCo e Wikipedia.

14 comentários:

  1. Gostei eu achei muito legal o que fala sobre esse albertossauro❤

    ResponderExcluir
  2. e quatro metros de altura nao tres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das fontes fala em 3 m de altura, com um comprimento de 9 m, mas, considerando que o albertossauro podia atingir 10 m, se aumentarmos sua altura proporcionalmente ela chega em torno de 3,5 m.

      Excluir
    2. Anônimo2/10/23

      Mão na vdd t rex podia chega aos 4m e 80 de altura quase 5 metros mais tinha espécies se não lembrado podia chegar 5m e 20 de altura se genética e puberdade ajudaçe assim como nois humanos ele podia ser alto ou baixo.

      Excluir
  3. Qual era a altura do T-Rex?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em torno de 4 m de altura. Visite a postagem sobre o tiranossauro para mais detalhes!

      Excluir
  4. Felipe! Acho melhor você atualizar essa postagem. Pois lá diz que o Albertossauro viveu de 70 a 66, quando nessa época já era o Maastrichtiana, sendo que ele viveu na Campaniana, então, ele teria vivido de 76 a 74 milhões de anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não está bem certo. Essa é uma questão complicada, pois cada fonte traz uma idade um pouco diferente. Mas vamos analisar.
      O site do Museu de História Natural de Londres (e outros sites também) realmente diz 76 a 74 Ma (milhões de anos), enquanto o Museu Australiano afirma que ele viveu de 74 a 70 Ma atrás e o Museu de História Natural de San Diego traz um intervalo ainda maior: 78 a 68 Ma, já abrangendo parte da idade Maastrichtiana. As camadas superiores da Formação Horseshoe Canyon, em Alberta, onde a maioria dos fósseis de albertossauro foi encontrada, datam do início do Maastrichtiano, entre 70 e 68 Ma. Portanto, acho que podemos considerar o limite final como 68 Ma. O inicial, seguindo a maioria dos sites, seria 76 Ma.
      Abaixo, seguem os links dos sites. Obrigado, Vinícius, pelo alerta!

      https://www.nhm.ac.uk/discover/dino-directory/albertosaurus.html
      https://australianmuseum.net.au/learn/dinosaurs/fact-sheets/albertosaurus-sarcophagus/
      https://www.sdnhm.org/exhibitions/fossil-mysteries/fossil-field-guide-a-z/albertosaurus/

      Excluir
    2. De nada! Vou verificar todos esses sites

      Excluir
    3. Miguel17/5/21

      Eu tenho um livro de dinossauros em inglês, escrito pelo paleontólogo Darren Naish, e neste livro, o albertosaurus é estimado com 7,6 metros de comprimento e aproximadamente 2,5 metros de altura...

      Excluir
    4. Mas vários outros pesquisadores apresentam estimativas que variam de 8 a 10 m de comprimento.

      Excluir
  5. Miguel17/5/21

    Faz uma postagem sobre o Nanuqsaurus, uma espécie de tiranossaurídeo do Alaska

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.