27 janeiro 2009

Iguanodonte, o segundo dinossauro

© Raúl Martín

Atualizado em novembro de 2015


    O iguanodonte (do grego "dente de iguana") viveu durante o período Cretáceo, de 126 a 125 milhões de anos atrás, na Europa. Fósseis foram encontrados principalmente na Bélgica e na Espanha, sendo um dos dinossauros mais bem estudados. Esse ornitópode chegava a 5 toneladas e media cerca de 3 m de altura e 10 m de comprimento. Com tal tamanho, tinha acesso até as plantas mais altas. 

© Mundo Pré-Histórico
(Baseado na reconstrução de Scott Hartman, 2016)

    Era um herbívoro grande e volumoso, com pernas e braços longos e fortes; assim, podia alterar, eventualmente, de quadrúpede para bípede. Os três dedos centrais das mãos eram rígidos, bem como os pulsos, adaptados para apoiar o peso do corpo. Por outro lado, os dedos mínimos eram bastante flexíveis, possivelmente usados para manipular o alimento. Os polegares terminavam em espinhos cônicos, talvez usados como defesa ou para quebrar sementes e frutas. A coluna e a cauda eram sustentadas por tendões ossificados (tendões que enrijeciam ao longo da vida do animal).

A mão do iguanodonte era muito bem adaptada. Seu dedo mínimo era preênsil, ou seja, capaz de agarrar objetos, como nosso polegar.

    Possuía uma cabeça alta e estreita. Na boca, dentes de formato parecido, como o nome sugere, com os de um iguana. Seu bico cortante e os dentes substituíveis, aliados ao método de mastigação semelhante ao dos mamíferos, possibilitavam comer até os vegetais mais duros. 
Gideon Mantell, médico e geólogo inglês, mencionou a descoberta de dentes de um animal herbívoro em 1821, pouco antes do surgimento da paleontologia. Entretanto, a ideia de um lagarto gigante não foi aceita até a publicação dos trabalhos de William Buckland, em 1824, sobre o megalossauro. No ano seguinte, Mantell, tentando encontrar um paralelo com répteis atuais para corroborar sua teoria, decidiu chamá-lo Iguanodon, "dente de iguana". Este se tornou o segundo dinossauro a ser nomeado e descrito.

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Sauropsida
Clado: Dinosauria
Clado: †Ornithischia
Clado: †Ornithopoda
Clado: †Hadrosauriformes
Família: †Iguanodontidae
Gênero: †Iguanodon
Espécies: Iguanodon bernissartensis e †I. galvensis

© Dorling Kindersley
Iguanodon bernissartensis no Museu de História Natural Senckenberg, Frankfurt, Alemanha.
Fósseis dessa espécie foram os primeiros esqueletos completos de dinossauros a serem encontrados e tiveram extrema importância para os cientistas da época compreenderem melhor esses seres. A descoberta ocorreu em uma mina de carvão em Bernissart, na Bélgica, em 1878, ocasião em que fósseis de ao menos 38 indivíduos foram desenterrados.
 

5 comentários:

  1. Meu dinossauro herbívoro preferido, seu trabalho é incrível ! Volto todos os dias para ver se lançou alguma matéria nova, adoro seu site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado mesmo! Fico muito feliz. Se já não o faz, curta e siga a página no Facebook!

      Excluir
  2. Anônimo26/10/21

    É o Aladar

    ResponderExcluir
  3. Excelente trabalho, uma dúvida que eu tenho é que em caminhando com dinossaurosé dito que o iguanodonte é encontrado em todos os continentes,queria saber se é verdade ou não,ainda tô na espera da matéria sobre o Torvossauro.Continue com esse trabalho incrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época em que a série foi produzida, o iguanodonte era conhecido por meio de fósseis de diversos locais ao redor do mundo, que constituíam várias espécies diferentes. Desde então, grande parte dessas espécies foi reclassificada em novos gêneros, por isso hoje consideramos o gênero Iguanodon restrito à Europa.
      Ah, a matéria do torvossauro está na fila! Obrigado por acompanhar!

      Excluir

Todos os comentários passam por aprovação do autor.
Comentários incoerentes ou ofensivos não serão publicados, mas críticas e sugestões são bem-vindas.